Dia Internacional da Paz – 2022

Celebrado anualmente em 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz é dedicado ao esforço conjunto para que a humanidade progrida na construção do caminho de fraternidade, da justiça e da paz entre as pessoas, as comunidades, os povos e os Estados.

O tema escolhido esse ano pela ONU é ‘Acabar com o racismo. Construir a paz’; ele nos convoca a colaborar para a criação de um mundo sem discriminação racial e que promova a proteção dos direitos humanos para todos. Um mundo onde o cuidado com o bem comum, a empatia e a solidariedade superem a desconfiança e o ódio.

Dia Internacional da Paz

Construindo a paz

Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), com sede em Boa Vista, Roraima, foi criado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), em parceria com a Operação Acolhida, com o objetivo de promover um espaço seguro e pacífico no qual indígenas locais, migrantes e refugiados tenham a oportunidade de construir uma vida mais digna tendo como alicerce o desenvolvimento de meios de vida que promovam soluções duradouras.

O gerente de Meios de Vida e Soluções Duradouras da Fraternidade – Humanitária (FFHI), Imer, explica que “o CCFI possibilita o acesso à formação e capacitações técnicas e profissionalizantes, a preparação para o mercado de trabalho, além de inciativas de empreendedorismo, associativismo e o incentivo ao diálogo e troca de saberes entre as diferentes etnias indígenas brasileiras, venezuelanas e guianesas que frequentam o espaço”.

Imer ressalta ainda que “a coexistência pacífica entre os povos indígenas gera possibilidades de manifestação genuína de suas culturas e fortalece os seus costumes e tradições, garantindo assim os direitos dos indivíduos, grupos e a comunidade de acolhida. A inclusão socioeconômica traz uma integração que possibilita que cada ser cumpra seu papel na construção de uma sociedade justa e plena de Paz”.

A promoção do diálogo e da troca intercultural para a realização de projetos compartilhados; o incentivo à educação e à formação, como fatores de responsabilidade e desenvolvimento e o fomento ao trabalho, para uma plena realização da dignidade humana, formam elementos imprescindíveis para a superação da cultura da indiferença, do descarte e do conflito, e contribuem para a solidificação do caminho da justiça, da partilha solidária e da paz.

Símbolo da Paz

A Paz, como princípio e aspiração universal, é simbolizada pelo Sino da Paz. A Associação das Nações Unidas do Japão propôs sua construção como símbolo de esperança para a paz. A obra foi construída a partir de moedas doadas pelos representantes dos Estados-Membros, do papa e da sociedade, incluindo crianças, de mais de 60 países e foi doada à ONU em junho de 1954. De acordo com a tradição, o sino deve ser tocado no primeiro dia da primavera, em 21 de setembro e em cada dia de abertura da Assembleia Geral da ONU para celebrar a Paz.