Higiene para uma vida saudável

Crianças e Jovens atendidos pela Missão Angola Humanitária aprendem sobre a importância da higiene pessoal.

Uma formação sobre Higiene Pessoal e seu impacto na saúde preventiva foi promovida por servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), em Luanda, Angola. Esta atividade foi direcionada aos líderes e educadores da Casa da Criança Santa Isabel.

“Nós fomos percebendo que havia uma necessidade de ressaltar a importância da higiene pessoal para a manutenção da saúde corporal das crianças e jovens. E sabemos que eles necessitam ser educados em relação à própria higiene. Por isso montamos uma aula”, explica a servidora humanitária e monja da Ordem Graça Misericórdia, madre María del Huerto.

A madre conta que durante o Encontro puderam debater juntos a importância de atitudes simples tais como: lavar as mãos, tomar banho, escovar os cabelos, os dentes, cortar as unhas e como realizar a higiene íntima feminina e masculina para prevenir doenças do aparelho reprodutor. Também foram apontados os diferentes tipos de doenças que acontecem quando deixamos de realizar essas práticas.

“Os jovens interagiram todo o tempo, mostrando um profundo interesse no assunto, exemplificando como acontece em suas vidas diárias a prática da higiene pessoal, dando oportunidade de podermos instruir melhor sobre essa conduta.  Muitas perguntas foram feitas principalmente sobre as doenças que ocorrem quando não nos higienizamos corretamente”, explica.

Outro aspecto importante da formação, destacado pela madre María del Huerto, foi o quanto “demonstraram interesse em como ajudar uns aos outros na realização da higiene pessoal e os questionamentos sobre a manutenção diária da higiene pessoal e como fazer para não deixar de realizá-la no cotidiano”.

Paula, uma das educadoras da Casa de Santa Isabel, sabe a importância de tudo que foi transmitido durante a formação pois será uma das multiplicadoras desse conhecimento e fará o repasse às crianças e jovens que são acolhidos pela instituição.

“Aprendemos muita coisa. Nós como educadores devemos manter a higiene. Devemos aprender e transmitir às crianças e, muitas vezes, transmitir não é falar, é fazer”, ressalta.

Aprendendo com criatividade, alegria e respeito

Atividades lúdicas e explicativas ajudaram a conscientizar e a divertir as crianças e jovens nos momentos de repassar os conhecimentos sobre o tema. Madre María del Huerto reforça a importância desses aspectos durante a aprendizagem e conta que a formação foi uma “experiência muito importante porque todos assimilaram de uma maneira alegre, leve e saudável”.

Apesar do desafio de estar diante de uma realidade que não colabora para a manutenção da higiene pessoal, a servidora humanitária pontua que um dos seus grandes aprendizados durante a realização da Missão Angola Humanitária se deu na utilização de métodos criativos e compassivos para contornar a falta de recursos materiais.

“Aprendi sobre um profundo respeito à condição humana e o esforço de manter a dignidade. E senti uma responsabilidade sobre esses seres. Aprendi mais do que achei que estava ensinando”, finaliza.

Frater Play

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba nossas atualizações