Missão Angola Humanitária

Data: desde 2019
Local: Luanda, Angola      

A Missão Angola Humanitária teve início em 2019, desenvolvendo atividades na Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI) nas áreas de educação em emergência – incluindo trabalhos com a música, atividades junto à natureza e seminários de capacitação -, atenção odontológica, acompanhamento psicológico clínico, manutenção dos espaços físicos e oficinas de reaproveitamento de alimentos, vinculando saúde e alimentação.

Em 2020 as atividades foram ampliadas, com iniciativas apoiadas pela Universidade Jean Piaget de Angola e a Orquestra Sinfônica Camunga.

Em abril de 2020 os projetos foram paralisados devido à pandemia da Covid-19. A equipe da organização seguiu em caráter remoto, com as atividades de capacitação junto aos adolescentes e jovens da OCSI desenvolvendo temas como:  relações humanas, comunicação não violenta, empatia e expressões artísticas.

Em 2022, iniciou-se a retomada das atividades. Nos meses de julho e agosto a equipe retornou a Angola para contextualização do atual cenário e desafios pós-pandemia sendo vivenciados por organizações parceiras, como a OCSI, Universidade Jean Piaget, Cáritas de Angola e Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS). Nesta ocasião, realizaram-se atividades de educação e segurança alimentar.

Entre novembro e dezembro do mesmo ano, uma equipe de servidores humanitários esteve no país retomando projetos em quatro Setores de Intervenção: Meios de Vida e Soluções Duradouras, Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, Segurança Alimentar e Capacitação Humanitária.

Em 2023 a equipe de servidores humanitários está dando continuidade ao trabalho, incluindo um novo setor de intervenção – Meios de Vida e Soluções Duradouras -, aprofundando a implementação e chegando a outras províncias do país.

SETORES DE INTERVENÇÃO

  • Meios de Vida e Soluções Duradouras;
  • Educação orientada à superação do trauma;
  • Segurança Alimentar;
  • Capacitação Humanitária.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

  • Oficina de Costura;
  • Oficina de Marcenaria;
  • Oficina de Padaria;
  • Oficina de Mosaico;
  • Oficina de promoção de higiene e saúde;
  • Oficinas para Pessoas com Deficiência;
  • Oficinas de narração de histórias e escrita-criativa;
  • Capacitação na confecção de desidratadores solares;
  • Capacitação sobre a prática pedagógica para professores e educadores;
  • Capacitação na confecção de farinha multimistura, sopas e frutas desidratadas;
  • Capacitação Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias.

As oficinas estimulam práticas sustentáveis e promovem a autonomia, a cooperação e a melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de habilidades profissionalizantes e de segurança alimentar e nutricional.

Oficinas Realizadas

Oficina de farinha multimistura

É um complemento alimentar para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, com aproveitamento integral de alimentos disponíveis regionalmente.

Enriquece a dieta habitual com diversos minerais, vitaminas e fibras e é composta por farelos torrados (arroz, trigo e milho), pó de folhas verdes escuras (mandioca, abóbora, batata doce ou moringa) e sementes trituradas (gergelim, abóbora, melancia, girassol ou amendoim).

Oficina de desidratação de sopas e frutas

É uma valiosa forma de conservar os alimentos, aproveitando os recursos sazonais da natureza e fazendo-os perdurar por prazos mais amplos. Consiste em retirar boa parte da água dos vegetais, concentrando suas calorias nutritivas, benefícios e propriedades físicas, como a cor e o sabor, e garante uma maior preservação de seus nutrientes, minerais e vitaminas.

Oficina de construção de desidratador solar

A desidratação é uma das técnicas mais antigas de conservação de alimentos.  O procedimento continua atual e eficaz e visa suprir uma demanda de tecnologias para atender à pequena produção que dispõe de poucos recursos financeiros.

As oficinas apresentaram o passo a passo para a construção de um desidratador de baixo custo. As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas em comércios locais.

Oficina de sabonetes

Ensina como produzir sabonetes artesanais veganos e ecológicos, feitos com ingredientes naturais que não agridem o meio ambiente, não são testados em animais e podem ser utilizados para o uso pessoal, para presentear ou até mesmo como forma de geração de renda.

As oficinas representadas nas fotografias foram desenvolvidas na sede da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), em Fátima, Portugal, em preparação à Missão Angola e outras missões que serão realizadas em diferentes regiões do planeta onde se fizerem necessárias.

Oficina de costura

A costura é uma prática manual milenar. Aprofundar este conhecimento com as(os) adolescentes é muito mais do que ensinar um conjunto de técnicas, é uma ligação com a ancestralidade e a história.

Para além disso, aprender a confeccionar uma peça costurada tanto à mão como à máquina pode propiciar futuramente um meio de vida, já que o trabalho com a costura permite confeccionar inúmeras peças para decoração, cama, mesa e banho, artesanato, vestuário e também permite atuar na reforma, customização e o concerto de roupas.

Oficina de carpintaria

Pretende alcançar a integração entre a teoria e a prática com a madeira, equipamentos e ferramentas.

No âmbito pedagógico, tem como objetivo instigar nos participantes a responsabilidade sobre si, refletindo sobre suas decisões e como estas podem afetar seus planos de vida a curto, médio e largo prazo. 

Oficina de fantoches

Busca ensinar a técnica do teatro de fantoches, bem como estruturar pequenas peças teatrais a partir do contexto de cada missão humanitária.

Através da imaginação, da música e dos roteiros construídos, é possível trabalhar valores, fortalecimento psicoemocional e reforçar comportamentos positivos, de maneira lúdica e criativa. É uma importante ferramenta da arte-educação orientada à superação do trauma.

A oficina representada nas fotografias foi desenvolvida na sede da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), em Fátima, Portugal, em preparação à Missão Angola e é uma importante ferramenta para trabalhar questões ligadas à educação em situações de emergências e superação do trauma.

Oficina de tear

Técnica milenar de artesanato, a tecelagem (tecer através do entrelaçamento de fios) é utilizada como forma de estreitar e fortalecer os vínculos sejam eles familiares, sociais ou comunitários.

Utilizando fios, linhas, barbantes e tecidos é possível construir novos futuros, reduzir desigualdades econômicas e sociais. As oficinas têm uma visão de abrangência empreendedora, pois, além de revelar e incentivar o potencial criativo dos participantes, podem se tornar uma fonte de renda.

As oficinas representadas nas fotografias foram desenvolvidas na sede da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), em Fátima, Portugal, em preparação à Missão Angola e outras missões que serão realizadas em diferentes regiões do planeta onde se fizerem necessárias.

Doe por Depósito, Transferência ou PIX

BANCO Santander TOTTA S.A.
R. Principal 71 Moimento. 
Fátima, Portugal. 2495650

Titular: Fraternidade – FMHI
N° de contribuinte: 514204680

IBAN: PT50 0018 000353767703020 38
SWIFT: TOTAPTPL

Banco Itaú

BANCO  341
ITAÚ UNIBANCO S/A
Ag: 3204 | C/C: 12929-4
SWIF ITAUBRSP IBAN: BR59 6070 1190 0320 4000 0129 294C 1

Razão Social: Fraternidade  – Missões Humanitárias Internacionais
CNPJ: 32.040.076/0001-37

PIX Chave PIX, CNPJ: 32040076000137

Envie seu comprovante de depósito ou transferência bancária para o e-mail contabilidade.angola@fraterinternacional.org, confirme que sua doação foi para as ações na Missão Angola Humanitária, e nossa equipe entrará em contato enviando o recibo de sua doação.

Doe Milhas: Milhas aéreas são recursos fundamentais para aquisição de passagens e viabilidade das missões humanitárias no Brasil e no exterior. 
Encaminhe sua oferta para timoteo@fraterinternacional.org.

Se preferir entre em contato conosco: +55 35 99800 9952

Linha do Tempo

Conheça alguns marcos da atuação na Missão Angola Humanitária

2019

Durante a missão humanitária que teve início em 2019, por meio do serviço altruísta em prol do bem comum, os servidores humanitários estreitaram laços com a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), mas, devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais tiveram que ser suspensas durante o período de abril de 2020 a 2022.

2020

A equipe da Fraternidade - Missões Humanitárias (FMHI) continuou em caráter remoto as atividades de capacitação, sobretudo junto aos adolescentes e jovens da OCSI. Temas como relações humanas, comunicação não violenta, empatia e expressões artísticas foram a tônica dos encontros desenvolvidos entre julho e dezembro daquele ano, tendo como foco a promoção da saúde mental e de relações saudáveis.

2022

Retomou a Missão Angola nos meses de julho e agosto de 2022, realizando diagnóstico situacional e retomando o diálogo com instituições parceiras, tendo em vista as consequências da pandemia no contexto angolano. 

Julho e agosto 2022

Depois do recesso imposto pela pandemia da Covid-19, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) retomou a Missão Angola nos meses de julho e agosto de 2022. Entre as atividades desenvolvidas estão: formação sobre higiene pessoal, produção de artefatos e brinquedos com material reciclável, restauração e o melhoramento dos espaços da instituição que atua com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Novembro e dezembro 2022

Além do aprofundamento da tarefa realizada nos meses de julho e agosto, muitos contatos institucionais com diversas organizações locais foram iniciados ou ampliados. Também foram desenvolvidas oficinas de farinha multimistura e apresentação de produtos desidratados; capacitações humanitárias no âmbito da educação orientada à superação do trauma e atividades com pessoas com deficiência.