Missão Angola Humanitária

Data: desde 2019
Local: Luanda, Angola      

A Missão Angola Humanitária teve início em 2019, desenvolvendo atividades na Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI) nas áreas de educação em emergência – incluindo trabalhos com a música, atividades junto à natureza e seminários de capacitação -, atenção odontológica, acompanhamento psicológico clínico, práticas terapêuticas, manutenção dos espaços físicos e oficinas de reaproveitamento de alimentos, vinculando saúde e alimentação.

Em 2020 as atividades foram ampliadas, com iniciativas apoiadas pela Universidade Jean Piaget de Angola e a Orquestra Sinfônica Camunga.

Em abril de 2020 os projetos foram paralisados devido à pandemia da Covid-19. A equipe da organização seguiu em caráter remoto, com as atividades de capacitação junto aos adolescentes e jovens da OCSI desenvolvendo temas como:  relações humanas, comunicação não violenta, empatia e expressões artísticas.

Em 2022, iniciou-se a retomada das atividades. Nos meses de julho e agosto a equipe retornou a Angola para contextualização do atual cenário e desafios pós-pandemia sendo vivenciados por organizações parceiras, como a OCSI, Universidade Jean Piaget, Cáritas de Angola e Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS). Nesta ocasião, realizaram-se atividades de educação e segurança alimentar.

Entre novembro e dezembro do mesmo ano, uma equipe de servidores humanitários esteve no país retomando projetos em quatro Setores de Intervenção:  Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, Capacitação Humanitária.

Para 2023 a perspectiva é dar continuidade ao trabalho, incluindo um novo setor de intervenção – Meios de Vida e Soluções Duradouras -, aprofundando a implementação e chegando a outras províncias do país. 

SETORES DE INTERVENÇÃO

  • Meios de Vida e Soluções Duradouras;
  • Educação orientada à superação do trauma;
  • Segurança Alimentar;
  • Capacitação Humanitária.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

  • Oficina de Costura;
  • Oficina de Marcenaria;
  • Oficina de Padaria;
  • Oficina de Mosaico;
  • Oficina de promoção de higiene e saúde;
  • Oficinas para Pessoas com Deficiência;
  • Oficinas de narração de histórias e escrita-criativa;
  • Capacitação na confecção de desidratadores solares;
  • Capacitação sobre a prática pedagógica para professores e educadores;
  • Capacitação na confecção de farinha multimistura, sopas e frutas desidratadas;
  • Capacitação Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias.

Doe por Depósito, Transferência ou PIX

BANCO Santander TOTTA S.A.
R. Principal 71 Moimento. 
Fátima, Portugal. 2495650

Titular: FAHIE Ass. H. Internacional
N° de contribuinte: 514204680

IBAN: PT50 0018 0003 53767703020 38
SWIFT: TOTAPTPL

Banco Itaú

BANCO ITAÚ S/A (341)
Ag: 3204 | C/C: 12929-4
SWIF ITAUBRSP IBAN: BR59 6070 1190 0320 4000 0129 294C 1

Razão Social: Fraternidade  – Missões Humanitárias Internacionais
CNPJ: 32.040.076/0001-37

PIX Chave PIX, CNPJ: 32040076000137

Envie seu comprovante de depósito ou transferência bancária para o e-mail contabilidade.angola@fraterinternacional.org, confirme que sua doação foi para as ações na Missão Angola Humanitária, e nossa equipe entrará em contato enviando o recibo de sua doação.

Doe Milhas: apoioviagens@fraterinternacional.org

Se preferir entre em contato conosco: +55 35 99800 9952

Linha do Tempo

Conheça alguns marcos da atuação na Missão Angola Humanitária

2019

Durante a missão humanitária que teve início em 2019, por meio do serviço altruísta em prol do bem comum, os servidores humanitários estreitaram laços com a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), mas, devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais tiveram que ser suspensas durante o período de abril de 2020 a 2022.

2020

A equipe da Fraternidade - Missões Humanitárias (FMHI) continuou em caráter remoto as atividades de capacitação, sobretudo junto aos adolescentes e jovens da OCSI. Temas como relações humanas, comunicação não violenta, empatia e expressões artísticas foram a tônica dos encontros desenvolvidos entre julho e dezembro daquele ano, tendo como foco a promoção da saúde mental e de relações saudáveis.

2022

Retomou a Missão Angola nos meses de julho e agosto de 2022, realizando diagnóstico situacional e retomando o diálogo com instituições parceiras, tendo em vista as consequências da pandemia no contexto angolano. 

Julho e agosto 2022

Depois do recesso imposto pela pandemia da Covid-19, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) retomou a Missão Angola nos meses de julho e agosto de 2022. Entre as atividades desenvolvidas estão: formação sobre higiene pessoal, produção de artefatos e brinquedos com material reciclável, restauração e o melhoramento dos espaços da instituição que atua com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Novembro e dezembro 2022

Além do aprofundamento da tarefa realizada nos meses de julho e agosto, muitos contatos institucionais com diversas organizações locais foram iniciados ou ampliados. Também foram desenvolvidas oficinas de farinha multimistura e apresentação de produtos desidratados; capacitações humanitárias no âmbito da educação orientada à superação do trauma e atividades com pessoas com deficiência.