Missão Paraguai levou a cabo o 6º Encontro com a Consciência Indígena

O grupo Rede-Luz do Paraguai levou a cabo o 6º Encontro da Missão Paraguai “Despertando Sementes”, em união com a Consciência Indígena. A atividade se desenvolveu no fim de semana de 3 e 4 de março passado. Contou com a participação de 17 colaboradores da Rede-Luz do Paraguai, Argentina e Brasil.

Os voluntários visitaram duas comunidades aborígenes do departamento do Alto Paraná, a 320 quilômetros ao leste de Assunção, a capital do país. No primeiro dia estiveram em uma aldeia Mbya-Guarani localizada dentro do Parque Moisés Bertoni, no distrito de Presidente Franco, e no segundo dia, na aldeia Mbya-Guarani “Ybu Pora Renda”, precário assentamento localizado em Ciudad del Este.

Na comunidade indígena de Porto Bertoni, os visitantes interagiram com os nativos por meio de diversos serviços: uma médica concedeu atendimentos de saúde, um voluntário argentino coordenou o atendimento veterinário de cachorros e gatos enquanto outros ofereceram cortes de cabelo para os homens e lavagem de cabeça e penteado para as mulheres. Também houve atividades recreativas com as crianças. No domingo, dia 4, os voluntários prestaram os mesmos serviços na aldeia Ybu Pora Renda, da Ciudad del Este.

Doações

Em ambas as comunidades o grupo deixou doações de alimentos, roupas e medicamentos. Entregou também seis panelas grandes e seis conchas para promover a preparação grupal das comidas. Também colaborou com chapas de zinco para telhar a Opy (casa de oração) de uma das comunidades e doou o valor necessário para a compra de instrumentos musicais utilizados nas cerimônias indígenas.

“Cada missão nos dá a oportunidade de nos sentir realmente fraternos e de sair cada vez mais enriquecidos”, afirmou Laura Rodrigues, de Eldorado, Argentina. “A sensibilidade, humildade e união entre os irmãos indígenas de Porto Bertoni é um exemplo a seguir”, disse Azucena Cardozo, da Rede-Luz Paraguai. Em palavras semelhantes expressou-se Leandro, de Posadas, Argentina: “Neste lugar abençoado pela natureza encontramos uma comunidade muito especial, cheia de virtudes, que agradece com tanto amor o pouco que fazemos”.

Pureza indígena

“Esta experiência me tocou profundamente, [pela oportunidade de] sentir a pureza que [os indígenas] conservam até os dias de hoje, apesar das condições em que vivem, com tantas necessidades”, sintetizou Guillermo, da província de Chaco, Argentina. “Sinto que em cada missão compensamos em algo todo o dano, discriminação e indiferença para com os irmãos indígenas”, manifestou Adriana Vallet, do Paraguai.

A Missão Paraguai faz parte da Missão junto aos Povos Indígenas, uma campanha da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. A Missão Paraguai começou em junho de 2016, quando 20 missionários da Fraternidade e da Rede-Luz Paraguai visitaram, durante 14 dias, três comunidades indígenas do Alto Paraná, levando apoio médico, odontológico, emocional, espiritual e material.