Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – Crianças Waraos em escolas públicas

Segunda-feira 08/01 a quarta-feira 10/01

Segunda-feira 08 de janeiro

Bebês gêmeos recém-nascidos

Missionários fizeram visita a uma imigrante que passou mal durante a noite, e que havia sido levada para o hospital pelos policiais militares e depois retornou ao Centro de Referência ao Imigrante (CRI).

“Demos frutas para ela, pois se encontrava fraca. Com a chegada dos monges pedimos para auxiliá-la e passamos o caso para a equipe da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes) do abrigo”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Missionário da Fraternidade, acompanhado por membro da Setrabes, buscaram a mãe e os bebês gêmeos recém-nascidos que receberam alta da maternidade.

Frei da Ordem Graça Misericórdia deu aulas de violão e missionária realizou atividades de artes (desenhos dirigidos) com crianças e adolescentes. Também houve atividade de artesanato com as mulheres, que estavam com bastante pedidos de aviamentos (costura, bordados etc).

Um dos colaboradores da cozinha provocou um acidente ao abrir uma panela de pressão de forma errada que gerou uma explosão. Ficaram feridos com queimaduras o colaborador e mais duas pessoas que estavam próximas. Foi chamada uma ambulância que levou os feridos para o hospital.

Terça-feira 09 de janeiro

Reunião

Limpeza no container azul.

Atendimento aos três rapazes que sofreram queimaduras.

Visitas nas barracas do abrigo.

Lavagem de cabelo das crianças para a retirada de piolhos.

Realizada reunião com missionários, líderes indígenas, membros da Setrabes e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), para falar sobre a educação que será oferecida nas escolas públicas de Boa Vista para as crianças Waraos.

Depois da reunião, membros da Setrabes e do Acnur visitaram o espaço da escola do CRI.

Aulas com as crianças sobre artes e português (vogais).

Missionária da Fraternidade buscou criança que estava internada no Hospital da Criança e havia recebido alta.

Quarta-feira, 10 de janeiro

Atividade de artesanato

Hospital Geral de Boa Vista entrou em contato com o CRI para comunicar que um paciente, morador do abrigo, havia deixado o setor psiquiátrico do hospital sem ter recebido alta. O imigrante não estava no abrigo e a família não sabia onde ele se encontrava.

Voluntária da Casa de Los Niños, escola que fica no CRI, pediu um censo atualizado das crianças que frequentam as aulas. O objetivo é confeccionar crachás para as crianças. “Achamos uma iniciativa importante, porque é difícil de identificar as crianças pelos nomes indígenas. Será muito importante também quando essas crianças estiverem frequentando escolas fora do abrigo”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade.

Nesse dia trabalhou-se com as crianças de 4 a 10 anos na escola do CRI, divididas em duas turmas e em dois horários. No final foi feita harmonização do local com a ajuda de duas crianças da turma maior e uma da turma menor.

Aumentaram as solicitações de fraldas devido ao número crescente de bebês no abrigo.