Missão Roraima Humanitária em Pacaraima – Conversa sobre a situação das crianças

[fusion_vimeo id=”https://vimeo.com/260053025″ alignment=”center” width=”350″ height=”200″ autoplay=”true” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_vimeo]

Quinta-feira 1/3 a Domingo 4/3

Quinta-feira 1

A equipe de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – fez a distribuição de alimentos adotando uma logística complexa, na tentativa de equilibrar a relação cada dia mais irregular entre a quantidade de alimentos recebidos e de pessoas abrigadas.

Nesse dia houve vacinação contra sarampo, catapora e rubéola. Uma criança que teve passagem em Pacaraima faleceu no hospital em Boa Vista.

Duas famílias de aproximadamente 12 pessoas chegaram ao abrigo. Quatro crianças estavam com suspeita de rubéola e em grave situação de desnutrição e desidratação. Elas chegaram a ser atendidas no hospital e no posto de saúde, mas devido à gravidade do caso, foram encaminhadas para Boa Vista.

Prosseguimento das obras de tratamento do esgoto e ampliação da rede pluvial. Ponto muito importante, pois em Pacaraima a questão da água é crítica.

Continuação do fluxo de idas e vindas entre Boa Vista e Venezuela. Os imigrantes retornam para a Venezuela, normalmente, para levar algum mantimento para os parentes ou por causa de falecimento na família. A relação familiar para eles é fundamental, então, mesmo que seja um sacrifício muito grande em determinados casos, eles empreendem a viagem.

Sexta-feira 2

Palestra sobre sarampo

Algumas famílias foram transferidas para Boa Vista para acompanhar os filhos que estão internados em hospitais da capital. Esse traslado exigiu atenção no que se refere ao transporte: disponibilidade de motorista, recursos para gasolina etc.

Mutirão da equipe do posto de saúde com o apoio de uma médica e duas enfermeiras venezuelanas.

A    médica deu uma palestra sobre o sarampo, explicando os principais sintomas, seus desdobramentos e os encaminhamentos necessários, quando há suspeitas da enfermidade.

Sábado 3

Mutirão de limpeza e manutenção das áreas externas e internas da Casa de Passagem.

Crianças do abrigo

Houve atendimentos de saúde: curativos, nebulizações e orientações mais detalhadas sobre as prescrições médicas feitas no dia anterior. A médica, normalmente, prescreve uma série de medicamentos e encaminhamentos laboratoriais. Os missionários da Fraternidade acompanham cada pessoa separadamente para garantir o cumprimento correto das recomendações.

Acompanhamento de crianças com febre alta, vômitos e diarreia ao hospital.

A equipe de missionários começou a trabalhar com pequenos grupos de mães, conversando sobre a situação das crianças: os cuidados necessários para a recuperação da saúde e a prevenção de doenças.

Domingo 4

Organização de alimentos que foram divididos do montante recebido na quarta-feira, e que serão distribuídos amanhã.

Dança Warao

Uma missa na casa do padre Jesus é celebrada todos os domingos com os membros católicos da comunidade Warao. Hoje foi uma missa especial celebrada pelo bispo de Santa Elena de Uairén. Na homilia, ele ressaltou a importância da ordem e da harmonia na Casa de Passagem e chamou a atenção para os problemas que estão acontecendo no abrigo.

No final da missa houve uma apresentação de um baile Warao com a participação de muitos jovens e também de pessoas de meia-idade.