Missão Roraima Humanitária – novos apoios

Segunda 26/06 a 02/07 domingo

Reunião com o Sesc SP

Na segunda-feira, 26, um grupo do Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo esteve no CRI – Centro de Referência ao Imigrante para conhecer o local.

No dia seguinte, o grupo se reuniu na Casa de São José com representantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e da Defesa Civil de Roraima. O objetivo foi conhecer o processo histórico da inserção da Fraternidade no apoio aos imigrantes venezuelanos até o momento.

Festival Cultural
Realizada uma reunião na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com os donos de uma pousada que pretendem fazer um festival cultural com os venezuelanos no mês de setembro. A pousada irá ofertar hospedagem e alimentação aos venezuelanos que estão no abrigo, e as doações de alimentos arrecadadas no evento serão revertidas para o CRI. Os organizadores do festival buscam uma autorização do Ibama para que os indígenas façam a colheita da palha do Buriti na sede da Embrapa e possam produzir o artesanato para o evento.

Reunião na UFRR com Embrapa e Enfermagem

Novo grupo de apoio
Coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e representante da Embrapa se reuniram na Universidade e formaram um grupo que irá apoiar o abrigo em diversas áreas. Foi acordado que todas as quartas-feiras, alunos do curso de enfermagem irão atuar no CRI. Eles irão criar prontuários, fazer encaminhamentos e inserir os imigrantes nos programas de saúde do governo. Além dos enfermeiros, atuarão também dois dentistas e um médico pediatra. Foi proposto também que os alunos do curso de enfermagem acompanhem casos e exames de saúde nos hospitais, contando como carga horária de estágio para atividades complementares.

Uma voluntária da equipe irá trabalhar no abrigo com a coleta seletiva de lixo. O grupo pretende ainda realizar reformas estruturais no abrigo com verbas recebidas de doações.

Reunião Semanal
Reunião semanal da missão foi realizada na Casa de São José, na quinta-feira, 29, com a presença do monastério da Ordem Graça Misericórdia, e duas representantes da Rede-Luz e da Fraternidade. Foram discutidas questões de organização, como a distribuição das tarefas no abrigo e fora dele.

Conflitos
Ocorreram alguns saques de alimentos doados e desentendimentos entre os imigrantes. Os roubos no abrigo continuam frequentes. Foi necessário acionar a Defesa Civil para fazer a mediação. Estes fatos tem gerado conflitos no local e exigido a presença e o esforço contínuo da Fraternidade como mediadora.

Voluntariado
Pedagogo irá dar aulas de português para os imigrantes venezuelanos.

Enfermeiros do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) irão realizar ações de saúde no abrigo.

Duas estudantes do curso de Mestrado em Segurança Pública da Universidade Estadual de Roraima (UERR) conheceram a situação do abrigo e pretendem desenvolver projetos no local.

Técnico de Nutrição se ofertou para acompanhar pacientes na maternidade e outras necessidades.

Voluntária que vai ofertar armários, mesas, cadeiras e divisórias para criar um espaço das crianças foi ao CRI com o engenheiro para realizar medições.

Engenheira Agrônoma se ofertou para colaborar no segundo semestre na parte educativa, com a contação de histórias e o ensino da matemática através da horta.

No período da tarde, os missionários assistiram via internet a partilha de Trigueirinho no Núcleo-Luz de Figueira em Boa Vista e em seguida participaram do ensaio do coral, com a participação do monastério, residentes e colaboradores.

Imprensa
Equipes de TV realizaram reportagens no abrigo para mostrar o atual momento do CRI, com relação a propostas, projetos e segurança.

Repórter de jornal impresso de Boa Vista e equipe de reportagem do Governo do Estado de Roraima também estiveram no CRI.

Doações de alunos da UFRR

Doações
Durante a semana foram realizadas diversas distribuições de doações de alimentos e roupas. Devido ao inverno, a quantidade de alimentos arrecadados nas captações no comércio local diminuiu.

A Igreja Quadrangular realizou distribuições de alimentos. Foram 400 quilos de arroz, 300 de mandioca e 300 de leite em pó.

Alunos de uma Escola Estadual de Boa Vista que participam do projeto “Vivendo a Solidariedade” estiveram no CRI e deixaram roupas.

Professora da UFRR realizou campanha de arrecadação com os alunos, que foram ao abrigo e deixaram alimentos e produtos de limpeza.

Distribuídas 20 cestas básicas de alimentos para venezuelanos não indígenas que moram em outros bairros da cidade.

Recebidos 600 ovos e casquinhas de pão por meio do programa Mesa Brasil do Sesc.

Atendimento dermatológico

Saúde
Durante a semana foram realizados atendimentos de saúde e encaminhamentos a posto de saúde. Os imigrantes recém-chegados receberam kits de higiene.

Foi solicitado a alguns homens Waraos jovens a doar sangue para uma mulher indígena que está internada no hospital em estado grave.

Realizada reunião no abrigo com a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), representante da instituição Médicos sem Fronteiras, Defesa Civil de Roraima e Fraternidade. O objetivo foi apresentar para a equipe dos Médicos Sem Fronteiras as condições sanitárias do abrigo.

Atendimentos da Sesai

Membros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realizaram atendimentos de saúde, e juntamente com agentes do Distrito Especial Sanitário Indígena (Dsei) Yanomami, realizaram 38 testes rápidos para detecção dos vírus HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Houveram acompanhamentos de saúde e tratamentos de feridas.

Hospital da Criança de Boa Vista comunicou que uma imigrante indígena com seu filho deixaram o hospital antes de receberem alta. A criança está com pneumonia.

Médica e coordenadora da Rede-Luz de Roraima realizou 32 atendimentos dermatológicos no CRI.

Triagem de roupas na Casa de São José

No sábado, 1, foi feita a triagem e organização das doações que estão na Casa de São José, e a oferta do jantar foi da Comunidade Santa Catarina de Sena.

O domingo, 2, foi dia de restauro, harmonização da Casa de São José e triagem de doações. O almoço no CRI foi ofertado pelo grupo da Maçonaria.