Projeto de Alimentação e Segurança Alimentar

Integrantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) estão desenvolvendo, desde maio deste ano, o Projeto de Alimentação e Segurança Alimentar no contexto da Missão Portugal Humanitária.

Este projeto-piloto serve como base de estudo e implementação de práticas de autossustentabilidade que visam ao aprimoramento de procedimentos necessários para a geração de produtos que atendam às necessidades das populações mais vulneráveis, bem como ao cultivo de hortícolas, podendo ser adaptado para diferentes contextos de crises sociais e humanitárias.

A primeira etapa de implementação chega agora ao seu término, tendo como resultado a produção de verduras e frutas e a captação de doações que resultam diversos tipos de alimentos desidratados, geleias e sucos.

Paralelamente, o Projeto de Alimentação e Segurança Alimentar promoveu três oficinas de Farinha Multimistura, em Portugal e Angola, capacitando agentes na confecção de um importante complemento alimentar.

Esse tipo de atividade, enquadra-se nas ações que lidam diretamente com a Segurança Alimentar, especificamente com a Norma 3, tal como previsto nas Normas Humanitárias Esfera (M.E. p. 191).

Na segunda fase de implementação, que ora se inicia, “a equipe de servidores humanitários expande a rede de colaboradores e o escopo da ação para abranger nova gama de produtos e possibilidades de processamento, sempre com o objetivo de suprir necessidades e gerar autonomia através da troca de saberes e capacitações técnicas”, relata Aadrika, servidora humanitária, integrante da Missão Portugal.

Frater Play

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba nossas atualizações