Relatório do CCFI – meses de novembro e dezembro de 2022

Neste relatório você acompanhará a tarefa desenvolvida no Centro Cultural e de Formação Indígena  (CCFI), por iniciativa da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), na Missão Roraima Humanitária, referente aos meses de novembro e dezembro de 2022. Um serviço que vai além da capacitação, da inclusão sociocultural e digital, um serviço que ressignifica e resgata a dignidade, o respeito e a harmonia de povos originários que transcendem fronteiras.

No contexto da Capacitação, no decorrer do último bimestre de 2022, o CCFI foi palco do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento (PFCD), que capacitou indígenas migrantes venezuelanos representantes de quatro etnias. Durante o período foram desenvolvidos dois cursos: Microempreendedor Individual, realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR); e Inclusão Digital, realizado em articulação com o CCI – Centro de Capacitação e Interiorização da Operação Acolhida e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Fizeram parte do Programa as oficinas:  Educação Financeira para Migrantes e Refugiados  realizada por servidor humanitário da Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI), multiplicador capacitado pelo Banco Central do Brasil,  com formação e experiência na área administrativa e financeira; na área de Empreendedorismo, a oficina de Costura e manutenção de máquinas Overlock  a partir de trabalho conjunto da Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI) com a Cooperativa de Empreendimentos Solidários de Boa Vista; como também a oficina Panelas de Barro 2 em parceria com a UFRR.

No âmbito da inclusão socioeconômica, o CCFI participou ativamente de workshop ocorrido em Boa Vista-RR para aumentar o networking com empresas locais e divulgar boas práticas na inserção de indígenas no mercado de trabalho. O Centro também realizou atendimentos socioassistenciais aos refugiados, como também seguiu com os atendimentos de acompanhamento e orientações para empreendedores indígenas.

Em se tratando de fortalecimento da cultura e do empreendedorismo indígena, o CCFI realizou nesse bimestre duas importantes feiras interculturais temáticas, acompanhou a participação de indígenas na Feira IntegraArte, assim como prestou suporte ao Projeto Escola Música sem Fronteira, da Associação de Migrantes Indígenas Roraimö (AMIR).

A iniciativa da Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI) de unir esforços por meio das parcerias com outras instituições, somada ao conhecimento técnico de servidores humanitários aplicados na Missão Roraima Humanitária, produziu resultados surpreendentes e motivadores para os indígenas migrantes e refugiados venezuelanos, ávidos por possibilidades para renovar suas expectativas para o futuro e poder seguir adiante com suas vidas.

Confira na íntegra o relatório e saiba mais.