Vivência Missionária do mês de janeiro leva vibrações de luz a precária casa de São Bento Abade

Um mutirão de harmonização geral numa habitação simples de São Bento Abade e o apoio à Casa de Acolhimento de São José, em Carmo da Cachoeira, marcaram o início da Vivência Missionária que acontece do dia 22 ao dia 29 de janeiro, organizada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e executada pelos missionários.

As atividades começaram na segunda-feira, dia 23, logo após a cerimônia de abertura que ocorreu no dia anterior na Casa de Maria Rosa da Paz, sede missionária feminina da Fraternidade.

Os participantes da atual Vivência dividiram-se em dois grupos: 21 pessoas (18 mulheres e 3 homens) se deslocaram a São Bento Abade, uma localidade com 4.500 habitantes concentrados numa área urbana de apenas 4 km2. O vilarejo se encontra a 24 quilômetros de Carmo da Cachoeira (local da sede da Fraternidade), no estado de Minas Gerais, Brasil. O segundo grupo, com 12 integrantes, acompanhou os atendidos pela Casa de Acolhimento de São José nas tarefas de manutenção do local.

O pequeno imóvel de São Bento Abade onde aconteceu o mutirão de harmonização é habitado por uma mulher e seus quatro filhos menores, de idade entre 7 e 16 anos. A desídia, o abandono e a miséria reinam no lugar, sufocando sonhos, aspirações e toda vontade de superação.

Nesse ambiente, os voluntários tentaram despertar um pouco de beleza e de amor pela vida, limpando e organizando espaços, renovando cores e criando canteiros para o cultivo de flores e verduras. Distribuídos em duas frentes de trabalho, uma se dedicou a pintar as paredes da sala e de um dos pequenos quartos, enquanto a outra se concentrou no pátio dos fundos, de onde retirou resíduos orgânicos, plásticos e matagal, e construiu um piso em torno da pequena casa, para reduzir o barro do entorno.

Por feliz coincidência, o caminhão de coleta de lixo passou em frente essa manhã completando a tarefa. Os últimos minutos foram dedicados a agradecer a Deus pela oportunidade de serviço. O grupo em missão, junto com os habitantes da casa e alguns vizinhos que se agregaram nesse momento, ofereceram canções espirituais e orações.

As Vivências Missionárias são experiências que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional oferece a todos os interessados em servir aos mais necessitados. São realizadas todos os meses, durante uma semana. Nesse período, os voluntários aprendem a vida grupal e missionária, desenvolvendo um programa de serviços em asilos, canis, centros de recuperação de dependentes de álcool e de drogas, lugares necessitados e nas Casas de São José de Ajuda Humanitária.

Desta vez, participam 33 pessoas provenientes de diversas cidades do Brasil, Argentina e Uruguai, com idades que vão dos 20 aos 70 anos. Para o cumprimento de seus objetivos, os grupos tem sempre a participação de missionários consagrados.

Para outras informações e inscrições, favor consultar a secretaria da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, de segunda a sexta, no horário de 8 às 18 horas.
Tel:  +55 (35) 3225-1233
secretaria@fraterinternacional.org