Setores de Intervenção

EDUCAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E RESPOSTAS HUMANITÁRIAS

Treinar e desenvolver os os servidores humanitários para que possam estar aptos a responder ao contexto mutável e desafiador que se apresenta no trabalho direto com crianças, adolescentes, jovens e adultos nas missões humanitárias.  Além disso, visa criar coesão e unidade de conhecimento, de prática e de domínio de ferramentas em todo o grupo.

Fortalecer a capacidade interna de resiliência em crianças, adolescentes e jovens adultos por meio da arte-educação e da educação em emergência.

Meios de Vida e Soluções Duradouras

Setor de Intervenção Meios de Vida e Soluções Duradouras foi criado pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) para promover ações que possibilitem a integração da população venezuelana migrante e refugiada no Brasil gerando autonomia para essas famílias.

A subsistência financeira dessas pessoas exige uma resposta duradora e não apenas emergencial, e que demonstre caminhos para que descubram oportunidades de refazer suas vidas.

Relações Institucionais, Negociação e Diálogo Humanitário

Capacitar a equipe interna de servidores humanitários para a promoção de relações institucionais baseadas no diálogo, na cooperação e na solidariedade, promovendo a legitimidade, gerando confiança, fortalecendo e orientando a tomada de decisões.

Capacitação Humanitária

Treinar e capacitar a equipe interna de servidores humanitários e também de outras organizações, além do público em geral, no conhecimento relativo às ações humanitárias e à prática deste conhecimento. Para tanto, são tomados como base os códigos de condutas internacionais e princípios humanitários, o Manual Esfera e os valores da Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Coordenação e Gestão de Acampamentos - CCCM

Gerenciamento de abrigos e treinamento de equipes para a gestão de abrigos baseado na Carta Humanitária, nos conceitos do Manual Esfera e do Toolkit de CCCM, envolvendo as questões operacionais do abrigo, as áreas de proteção, participação comunitária, distribuição, registro e toda a coordenação de maneira geral.

Psicologia de Emergência e Saúde Mental

Capacitar os servidores humanitários para que estejam cada vez mais aptos para atender às emergências de saúde mental na resposta humanitária.

Socorrismo - em construção

Formar servidores humanitários como socorristas para atuar em áreas quentes e nas emergências em geral (ambientais e/ou humanas).