Setores de Intervenção

Os Setores de Intervenção da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) envolvem diferentes áreas fases das crises humanitárias, com foco na negociação e no diálogo para melhorar as condições de vida e atender às populações afetadas, incluindo soluções duradouras a médio e longo prazos nos seguintes setores de intervenção:

EDUCAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E RESPOSTAS HUMANITÁRIAS

Os programas e iniciativas buscam incidir positivamente tanto a nível macro, para a garantia e manutenção do direito universal à educação; quanto a nível micro, junto aos aspetos mais internos de cada indivíduo, no sentido de possibilitar uma educação orientada à superação de traumas vivenciados.

Os projetos de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, baseiam-se em três linhas de atuação intrinsecamente interligadas e a partir de temáticas transversais a estas linhas.

As linhas de atuação trabalham a Educação de Base Comunitária, tendo como princípio a participação ativa das comunidades afetadas; Educação Orientada à Superação do Trauma, causado por momentos de crise e catástrofes; e a Educação para Cultura de Paz, com foco no fortalecimento e preparação de adolescentes e jovens para a construção de seus planos de vida. Estas linhas de trabalho são permeadas por temáticas transversais que abordam gênero, educação ambiental e proteção.

Meios de Vida e Soluções Duradouras

Setor de Intervenção Meios de Vida e Soluções Duradouras foi criado pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) para promover ações que possibilitem a integração da população venezuelana migrante e refugiada no Brasil gerando autonomia para essas famílias.

A subsistência financeira dessas pessoas exige uma resposta duradora e não apenas emergencial, e que demonstre caminhos para que descubram oportunidades de refazer suas vidas.

Relações Institucionais, Negociação e Diálogo Humanitário

Capacitar a equipe interna de servidores humanitários para a promoção de relações institucionais baseadas no diálogo, na cooperação e na solidariedade, promovendo a legitimidade, gerando confiança, fortalecendo e orientando a tomada de decisões.

Capacitação Humanitária

Treinar e capacitar a equipe interna de servidores humanitários e também de outras organizações, além do público em geral, no conhecimento relativo às ações humanitárias e à prática deste conhecimento. Para tanto, são tomados como base os códigos de condutas internacionais e princípios humanitários, o Manual Esfera e os valores da Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Coordenação e Gestão de Acampamentos - CCCM

Gerenciamento de abrigos e treinamento de equipes para a gestão de abrigos baseado na Carta Humanitária, nos conceitos do Manual Esfera e do Toolkit de CCCM, envolvendo as questões operacionais do abrigo, as áreas de proteção, participação comunitária, distribuição, registro e toda a coordenação de maneira geral.

Psicologia de Emergência e Saúde Mental

Capacitar os servidores humanitários para que estejam cada vez mais aptos para atender às emergências de saúde mental na resposta humanitária.