Seja Voluntário

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) é uma das 25 filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), sustentadas por uma rede de colaboradores composta integralmente por voluntários.

Para saber mais sobre o processo de aproximação ao serviço voluntário em missão humanitária com a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI):

  1. Preencha integralmente o formulário.
  2. Insira seus dados da forma mais clara possível.
  3. Fique atento aos seus e-mails (verifique a caixa de spam).
  4. Se no prazo de trinta dias não recebermos retorno, compreenderemos que não existe mais interesse no momento.
  5. A partir do primeiro contato, iniciaremos troca de mensagens por e-mail para nos conhecermos mutuamente.
  6. No momento oportuno e conforme sua disponibilidade, agendaremos encontro virtual.
  7. Este processo não garante nenhum vínculo até que juntos definamos sua área de atuação voluntária.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Todos que se candidatam para integrar à equipe de voluntários da FMHI deve preencher o formulário Seja Voluntário.

Qualquer indivíduo acima de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja fisica, mental e emocionalmente apto, disposto a doar-se e a colaborar.

Não há limite de idade; a depender da natureza da resposta humanitária ou emergência.

Para novos colaboradores, após avaliação do formulário, entramos em contato por email para iniciarmos diálogo, conhecermo-nos mutuamente, prover esclarecimentos conforme vossa disponibilidade – mínimo de 90 dias ao ano.

Se o diálogo avançar, agendamos videoconferência.

A alocação às missões humanitárias segue detalhado plano de ação, programas e projetos desenvolvidos com parceiros locais para eficientemente entregarmos e assistirmos o cenário e a população afetada.

Para a Fraternidade – Missões Humanitárias o mais importante é a prática de princípios como a fraternidade, diálogo construtivo e não competitivo, ouvindo e construindo conjuntamente com as populações afetadas, buscando soluções integradas, ações complementares para que a resposta social e humanitária possa atender ao ritmo incomum das emergências com eficiência, humanidade, respeito aos direitos humanos e deveres implícitos na integração social.

Os princípios humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias são derivados dos princípios fundamentais que, desde 1987, guiam as suas atividades, ou seja, neutralidade, imparcialidade, independência e humanidade, endossados pela Assembleia Geral e declarados no Manual Esfera, incluindo o serviço voluntário, a unidade e a universalidade, além de uma construção gradual de princípios de auto sustentabilidade.  Seus valores são expressos exclusivamente no serviço às necessidades das pessoas e comunidades com quem atua colaborando na reconstrução de suas vidas.

Sua atuação neutra, genuína e transparente, combinada com a aprendizagem e o compartilhar contínuos, a partir do conhecimento empírico e das capacitações nas normas humanitárias internacionais (Esfera, INEE, CCCM e CCHN frontline negotiation) aplicadas nas respostas humanitárias, sociais e em catástrofes ambientais, suscitam o compromisso nas frentes de serviço humanitário em âmbito nacional e internacional.

A Fraternidade – Missões Humanitárias desenvolve projetos junto às comunidades locais e atores humanitários que já desempenham um papel nas respostas locais, sociais e humanitárias.  Atua em diferentes fases das crises humanitárias, com foco na negociação e no diálogo para melhorar as condições mínimas, e atender às populações afetadas, incluindo soluções duradouras a médio e longo prazo nos seguintes setores de intervenção:

  • Educação em situações de emergência e respostas humanitárias;
  • Primeiros socorros em psicologia de emergência e trauma;
  • Coordenação e Gestão de Campo de Refugiados (Camp Coordination and Camp Management – CCCM);
  • Articulação em gestão, diálogo e negociação humanitária visando soluções e elaboração de estratégia;
  • Capacitação humanitária;
  • Construção conjunta de soluções duradouras e meios de vida.

Para ler um pouco mais sobre alguns desses princípios que permeiam a obra, acesse aqui

Fraternidade – Missões Humanitárias é uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade o serviço voluntário e desinteressado. É mantida por doações. 

A depender do plano de ação e projetos de cada missão, compromisso mínimo de 90 dias ao ano e arca com o custo de viagem.

Uma vez transcorrido os passos preliminares aqui ilustrados, e, juntos, inclusive com a coordenação técnica da missão humanitária, documentação devidamente assinada, comprovado atestado médico, seguro saúde quando mandatório; a depender do projeto, apresentaremos plano e cronograma de capacitação online das Normas Humanitárias Internacionais Esfera, avaliação de aproveitamento, e, talvez, específicas ao cenário em questão, capacitações adicionais serão coordenadas com o setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Preencherá termos de responsabilidade, código de ética e conduta (compliance) e outros conforme plano de ação e potencial exposição a ser devidamente dialogado e mutuamente acordado.

Quando um colaborador está em missão seu foco e prioridade é servir o projeto, as necessidades das pessoas e comunidades atendidas.

A Fraternidade – Missões Humanitárias também pratica o “cuidado para com os cuidadores”, possibilitando, sempre quando necessário e possível, momentos de restauro. Contudo, estes momentos não são entendidos como turismo.

Caso seu interesse em conhecer o processo de aproximação à dinâmica do serviço voluntário nas filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI) em todo o país, favor acessar o portal www.fraterinternacional.org.