Seja Voluntário

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) é uma das 27 filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), sustentadas por uma rede de colaboradores composta integralmente por voluntários.

Para saber mais sobre o processo de aproximação ao serviço voluntário em missão humanitária com a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI):

  1. Leia atentamente as Perguntas Frequentes.
  2. Preencha integralmente o formulário.
  3. Insira seus dados da forma mais clara possível.
  4. Fique atento aos seus e-mails (verifique a caixa de spam).
  5. Se no prazo de trinta dias não recebermos retorno, compreenderemos que não existe mais interesse no momento.
  6. A partir do primeiro contato, iniciaremos troca de mensagens por e-mail para nos conhecermos mutuamente.
  7. No momento oportuno e conforme sua disponibilidade, agendaremos encontro virtual.
  8. Este processo não garante nenhum vínculo até que juntos definamos sua área de atuação voluntária.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Todos os que se candidatam para integrar a equipe de voluntários da FMHI devem preencher o formulário Seja Voluntário APÓS LER ATENTAMENTE AS PERGUNTAS FREQUENTES.

COMPROMISSO MÍNIMO E CONSECUTIVO DE 90 DIAS EM CAMPO.

Qualquer indivíduo acima de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja física, mental e emocionalmente apto, disposto a doar-se e a colaborar.

Sendo maior de idade, não há limite de idade; a depender da natureza da resposta humanitária, da emergência, projetos e cenário.

Após avaliação do formulário, entramos em contato por e-mail para iniciarmos diálogo, conhecermo-nos mutuamente, o que pode levar a 2 meses de interação prévia.  Se o diálogo avançar, agendamos videoconferência.

A alocação às missões humanitárias segue detalhado plano de ação, programas e projetos desenvolvidos com parceiros locais para eficientemente entregarmos e assistirmos o cenário e a população afetada.

Para a Fraternidade – Missões Humanitárias o mais importante é a prática de princípios como a fraternidade, diálogo construtivo e não competitivo, ouvindo e construindo conjuntamente com as populações afetadas, buscando soluções integradas, ações complementares para que a resposta social e humanitária possa atender ao ritmo incomum das emergências com eficiência, humanidade, respeito aos direitos humanos e deveres implícitos na integração social.

Sua atuação é neutra, genuína e transparente, combinada com a aprendizagem e o compartilhar contínuos, a partir do conhecimento empírico e das capacitações nas normas humanitárias internacionais Esfera.

Para ler um pouco mais sobre alguns desses princípios que permeiam a obra, acesse aqui

A Fraternidade – Missões Humanitárias é uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade o serviço voluntário e desinteressado. É mantida por doações.  O candidato arca com o custo de viagem, transporte de casa ao aeroporto e vice versa, documentação válida, vacinas necessárias, seguro viagem.

Uma vez transcorrido os passos preliminares aqui ilustrados, e, juntos, inclusive com a coordenação técnica da missão humanitária, documentação devidamente assinada, comprovado atestado médico, seguro saúde quando mandatório; a depender do projeto, apresentaremos plano e cronograma de capacitação online das Normas Humanitárias Internacionais Esfera, avaliação de aproveitamento, e, talvez, específicas ao cenário em questão, capacitações adicionais serão coordenadas com o setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), pode ser que leve até 2 ou mais meses de diálogo e 3 meses, 90 dias, em missão.

Preencherá termos de responsabilidade, código de ética e conduta (compliance) e outros conforme plano de ação e potencial exposição a ser devidamente dialogado e mutuamente acordado.

Quando um colaborador está em missão seu foco e prioridade é servir o projeto, as necessidades das pessoas e comunidades atendidas.

A Fraternidade – Missões Humanitárias também pratica o “cuidado para com os cuidadores”, possibilitando, sempre quando necessário e possível, momentos de restauro. Contudo, estes momentos não são entendidos como turismo.

A matriz, Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), é composta por 27 outras filiadas de serviço, favor acessar www.fraterinternacional.org para outras oportunidades de voluntário.