Meios de Vida e
Soluções Duradouras

O Setor de Intervenção Meios de Vida e Soluções Duradouras foi criado pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) para promover ações que possibilitem a integração da população venezuelana migrante e refugiada no Brasil gerando autonomia para essas famílias.

A subsistência financeira dessas pessoas exige uma resposta duradora e não apenas emergencial, e que demonstre caminhos para que descubram oportunidades de refazer suas vidas.

Durante o ano de 2020, tiveram início os primeiros projetos de Meios de Vida para além do artesanato indígena, que já vinha fomentando desde o início da Missão Roraima Humanitária. No segundo semestre daquele ano os resultados começaram a aparecer. Foram oferecidos cursos para indígenas e não indígenas, além de formações nas Salas de Meios de Vida montadas nos abrigos. Estas primeiras capacitações foram o embrião do Setor de Intervenção Meios de Vida e Soluções Duradouras.

Objetivos

  • Garantir a continuidade do desenvolvimento das pessoas para alcançar uma solução duradoura onde não necessitem mais de assistência e proteção específica.
  • Implementar ações para fortalecer e melhorar os meios de vida que deem às pessoas, organizações sociais e comunidades as condições necessárias para a autossuficiência.
  • Promover a resiliência para transformar crises em possibilidades e oportunidades de crescimento.
  • Fomentar a participação comunitária por meio de oficinas onde as pessoas se qualificam e podem se tornar replicadores.
  • Trabalhar para a autonomia e emancipação social por meio de estímulos ao empreendedorismo, cooperativismo e associatividade.
  • Garantir o acesso a cursos profissionalizantes gerando aptidão para busca de emprego e inserção no mercado do trabalho.
  • Estabelecer parcerias com o poder público e privado, instituições locais e internacionais para oferta de serviços.
  • Facilitar o acesso a programas de ensino para jovens e adultos.

Nossa atuação

O Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) atende a população indígena venezuelana e comunidades indigenas brasileiras e guinanesas visando a integração e coexistencia pacífica entre esses povos.

Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI)

Assista aos vídeos produzidos pelo setor