Ampliando oportunidades: Curso de informática para indígenas migrantes e refugiados 

Na era digital em que vivemos, o domínio da tecnologia e o conhecimento em informática se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) reconhece a importância de oferecer oportunidades de treinamento em tecnologia a indígenas migrantes e refugiados provenientes da Venezuela e para etnias guianeses e brasileiras que vivem na região.

Em colaboração com o Centro Educacional Macunaíma, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) está realizando um curso de informática para adultos no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI). Esse curso foi criado para fornecer a essa comunidade indígena as habilidades tecnológicas básicas para prosperar em um mundo cada vez mais digitalizado e expandir as oportunidades de emprego e uma melhor qualidade de vida.

Curso Informatica

Construindo uma base em informática

O curso de informática para adultos começou em 10 de abril, tem uma carga horária de 200 horas distribuídas em três meses e recebe alunos a partir de 14 anos.

A professora Fernanda Matis da Silva, formada em informática e com uma vasta experiência na área, faz parte da equipe que tem conduzido este curso com entusiasmo e dedicação. A professora Fernanda compartilhou alguns resultados notáveis alcançados pelos alunos.

O conteúdo do curso abrangeu uma ampla gama de tópicos, desde a história da computação até o uso das ferramentas de informática mais populares. Os alunos se familiarizaram com o pacote básico do Office, que inclui editor de texto, planilhas de cálculo e software de apresentação. Os alunos também aprenderam a navegar na Internet, criar banners, incorporar animações, vídeos e hiperlinks e converter suas apresentações em arquivos PDF.

Os participantes trabalharam em seus currículos, portfólios e apresentações pessoais adaptados a formatos que podem ser enviados por meio de diversas mídias digitais, ampliando assim suas chances de contato com futuras oportunidades de trabalho.

Curso Informatica

Impacto cultural e irmandade

O curso tem sido um ponto de encontro entre diferentes grupos étnicos indígenas, incluindo waraos e pemons venezuelanos.

A professora Fernanda destacou a solidariedade e apoio mútuo que se manifestou entre os alunos e destacou o caso de duas irmãs warao como prova disso. Uma delas conseguiu entender melhor o conteúdo, então traduziu as informações para sua língua nativa para que sua irmã também aprendesse e acompanhasse o ritmo do grupo.

Esse exemplo de fraternidade, assim como outros ocorridos durante o desenvolvimento das aulas, marcaram a memória da professora Fernanda, que reconheceu o enriquecimento cultural e o aprendizado que os professores também obtiveram de seus alunos.

Curso Informatica

Dedicação e superação

Para alguns professores esta é a primeira experiência de trabalho com grupos indígenas. Sobre esse ponto, a professora Fernanda destacou uma diferença particular entre o grupo indígena e outros alunos não indígenas com quem trabalhou no passado: “Os indígenas se destacam como alunos mais dedicados”. E acrescentou: “Para eles tudo era novo, mantinham o foco e a vontade de aprender. Eles se apoiavam mutuamente quando alguém não entendia”.

Esse foco e dedicação permitiu que eles superassem outras barreiras, como a língua portuguesa. Foi relatado que, quando chegou o momento da primeira avaliação, poucos conseguiram conclui-la, pois a prova era em português. Percebendo essa barreira linguística, a professora mudou sua estratégia e, para a segunda avaliação, traduziu as questões para o espanhol. Com essa adaptação, todos concluíram o teste com sucesso, demonstrando bom entendimento dos novos conhecimentos adquiridos.

Os alunos passaram a contar com o uso de tradutores online para melhor compreensão dos conteúdos, enquanto desenvolviam fluência na língua portuguesa. Desta forma, eles incorporaram uma nova ferramenta em sua estratégia de aprendizagem.

Curso Informatica

Ferramentas para o sucesso

Arasary, aluna desta primeira edição do curso de informática, compartilhou o impacto desta oportunidade de aprendizagem:

 “Sinto-me motivada a continuar e também a ajudar outras pessoas para que possam vivenciar este curso de informática e, assim, abrir a mente, pensar além.

A informática é incrível, permite-nos conhecer o mundo que nos rodeia. Com esse aprendizado tenho a possibilidade de desenvolver e experimentar novos projetos. A informática nos dá a possibilidade de conhecer o impossível”.

Curso Informatica