Arte-Educação em Roraima

Transformar situações traumáticas em novas oportunidades de crescimento e renovação é uma das tarefas dos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Sair de seu país para buscar condições melhores de vida pode ser profundamente traumático. É um salto para o desconhecido, e neste processo a incerteza e a insegurança podem deixar marcas profundas. Isso acontece hoje em diversos lugares do mundo. Também no Brasil, milhares de refugiados venezuelanos cruzam a fronteira a pé com seus poucos pertences em sacolas, trazendo filhos e toda a família.

Operação Acolhida, criada pelo governo brasileiro, procura recebê-los de braços abertos. E a Fraternidade – Humanitária (FFHI) é uma das organizações parceiras desse esforço coletivo de acolhimento. As crianças, especialmente, são extremamente vulneráveis a situações de insegurança e perda de seus ritmos naturais de vida. O que se deve fazer para evitar que as situações desafiantes se transformem em traumas é fornecer segurança, estabilidade e paz.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é a atividade lúdica. Nas rodas de canto, pintura, expressão corporal e trabalhos manuais os desafios internos vão sendo superados e as crianças vão rapidamente recuperando sua naturalidade essencial, porque são acolhidas e recebem atenção e carinho. Durante as dinâmicas de arte-educação, o sentido alegre inerente à infância é recuperado, trazendo um ar fresco de esperança e vida.

O brincar tem papel fundamental no resgate da essência infantil. É, também, uma poderosa ferramenta na cicatrização de feridas, uma vez que possibilita à criança dar sentido à vida. Pelo brincar, a criança manifesta a sua personalidade e se organiza ao elaborar seu mundo. É necessário fornecer condições para que as crianças possam se construir em uma base sólida e positiva, formar opinião a respeito do que as circunda e, com segurança, dar vazão à sua necessidade natural de movimento, percepção e exploração do mundo, crescendo com alegria.

É essencial oferecer um ambiente estável, pacífico, amoroso e interessante para exploração e descobertas. Os missionários da Fraternidade – Humanitária (FFHI) contribuem para a formação deste ambiente, funcionando como adultos de referência, pois se tornam os modelos da criança enquanto os pais vivem sua transição para uma nova vida em outro país.

Frater Play

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba nossas atualizações