Crescem os trabalhos realizados em Angola, levando esperança à juventude do país

A atuação em Angola cresceu no último semestre de 2019 em Luanda, com a participação da Ordem Graça Misericórdia (OGM), em suporte à Obra de Caridade Santa Isabel (O.C.S.I) que se dedica a acolher, proteger e educar crianças e jovens órfãos e em situações de vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora do Monastério de Nossa Senhora dos Pobres e Santos Inocentes, da OGM, a chegada no país “foi um período de semeadura. Vimos a importância da formação e capacitação de alguns grupos por faixa etária, através de oficinas vivas – pela ação, pelo aprender e transformar-se, levando-se em conta o tempo interno de cada um.”

Foram realizadas diversas práticas como “música, acompanhamento pedagógico, palestras sobre educação, mutirões de limpeza e pintura, banhos nutritivos com leite de soja e óleos essenciais, atendimentos terapêuticos, oficinas de eco-enzima, de padaria, e também de leite de soja, entre outros”, conta.

Amor, carinho e dedicação são guias de cura e transformação nesse trabalho, através da convivência próxima com as crianças.

Aos jovens maiores de 18 anos foram proporcionadas “oficinas teórico-práticas de terapêuticas naturais e palestras com vários temas relacionados às missões humanitárias”, completa.

Nesse contexto de aprendizagem mútua, também surgiu a oportunidade de gravação de um vídeo-clipe com uma música da cultura angolana, catalizando várias atividades e contribuindo para a interação e harmonia em todo o grupo da Casa da Criança.

Casa da Criança Santa Isabel (O.C.S.I)

A oração, que já fazia parte da vida na Casa de acolhida, também fora incluída na rotina, como uma ajuda para os pequeninos encontrarem, dentro de si, um elo de ligação com o sublime e o sagrado.

Jovens como Anabela e Euclides, acolhidos pela Casa da Criança e que atualmente trabalham ali, expressam sua gratidão sobre o envolvimento da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais FMHI na missão, através da OGM:

“Conheço a organização há quase dois anos. Foi uma transformação em nossas vidas, nós aprendemos um conceito de Deus que não tínhamos noção. Nós orávamos por nós, sempre por nós, mas esquecíamos de agradecer a Deus pelos reinos, pelos animais, pelas plantas, pela natureza em si, pois tudo está interligado ao sagrado…”, diz Anabela.

“Nesses últimos meses conseguimos adquirir muitas experiências com as irmãs que vieram, além de toda alegria que hoje se encontra aqui. Espero em breve poder fazer parte dessa grande missão, pois aqui aprendi a real importância de ajudar o próximo. Só posso agradecer pela vinda do monastério em Luanda.” compartilha Euclides, agradecido.

Para a coordenadora do Monastério, as atividades são oportunidades para que o melhor que está dentro do ser desperte e se transforme em um bem maior.

“Em realidade o que fazemos é muito pouco diante de tantas necessidades, mas temos aprendido ao longo desses anos que, na simplicidade, podemos chegar à essência.”, conclui.

Conheça mais e saiba como contribuir!

A atividade missionária em Angola, realizada pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais FMHI, está regularizando sua presença institucional no país.

* A O.C.S.I – Obra de Caridade Criança Santa Isabel, coordenada por irmã Domingas, é uma organização não governamental situada em Luanda, que tem como objetivo a proteção e educação de crianças – essencialmente órfãos e em situação de risco.