Desperdício de alimentos desrespeita o planeta e os Reinos da Natureza

Desperdício de alimentos

Enquanto cerca de 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados diariamente, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Desperdício de alimentosEstes números alarmantes por si só já nos revelam uma enorme contradição dos nossos tempos, mas junto com estes dados, contudo, há uma série de desperdícios embutidos que escurecem ainda mais o cenário global. Essa cadeia de produção e distribuição de alimentos  necessita de água, terra, adubos químicos, pesticidas, energia elétrica e combustíveis fósseis. E quando o alimento vai para o lixo leva consigo todos esses recursos que foram utilizados causando impactos ambientais que podem ser irreversíveis.

Neste dia 29 de setembro, escolhido pela ONU para ser o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, apontamos algumas ações simples que podem contribuir para que menos comida seja desperdiçada diariamente.

Evitando desperdícios na Missão Roraima Humanitária

No Abrigo Nova Canaã, sob gestão da Fraternidade – Humanitária Internacional (FFHI), o Comitê da Alimentação, que recebe as refeições da empresa contratada pelo exército, realiza diariamente um trabalho cuidadoso no controle da distribuição dos alimentos para que não haja desperdício, e o excedente é utilizado para os lanches da manhã e da tarde.

Elisabete Soares, que já exerceu a tarefa de apoio de coordenação no Abrigo Nova Canaã e também contribuía na atividade de controle da distribuição dos alimentos, explica que “são preparados suco de laranja, salada de frutas, creme e sorvete de banana e, às vezes, quando sobra carne, é feito um caldo”.

Este trabalho simples, além de evitar o desperdício, também contribui para o reforço nutricional de crianças, gestantes, idosos, lactantes e enfermos.

Mudança de hábitos: pequena revolução possível

Enquanto indivíduos, como podemos evitar o desperdício de alimentos em nossas casas, nas nossas rotinas diárias? Quais hábitos podemos incluir no nosso dia a dia para minimizar esse desperdício?

Jacqueline Souza, colaboradora da Comunidade-Luz Figueira, nos traz algumas dicas simples de mudanças de hábitos no dia a dia que podem contribuir para diminuir gastos no orçamento doméstico e que também ajudam a reduzir o impacto ambiental.

Consumo consciente

 Escolha alimentos da estação, pois possuem melhor qualidade, durabilidade, maior teor nutricional e menor quantidade de agrotóxicos, além de apresentarem preços mais acessíveis. “Alimentos produzidos fora do seu ciclo natural são feitos de forma agressiva, utilizando muitos fertilizantes químicos ou são mudados geneticamente para garantir sua produção o ano todo”, adverte Jacqueline.

Não se deixe levar pelas aparências

“Desconfie. Quanto mais bonito, mais brilhante e maior for o alimento, mais ‘problemático’ ele será”, alerta Jacqueline. “Pimentão, tomate e verduras muito brilhantes e vistosos geralmente são os que levam mais fungicidas e outros processos químicos para matar lagartas e outros ‘bichinhos’”. Jacqueline sugere a compra daqueles alimentos menores, com aparência menos uniforme, pois “estes são os mais naturais e orgânicos”.

Cuidados em Casa: evitando o desperdício

“É muito importante, ao chegar em casa, colocar os produtos de molho em vinagre ou água sanitária a 1% pois ajuda a diminuir a quantidade de agrotóxicos. Não elimina, mas diminui o excesso”, explica Jacqueline.

Tubérculos devem ser lavados e secos com pano e podem ser mantidos em ambiente natural fresco, não precisam ser guardados exclusivamente na geladeira. Em ambiente natural tendem a se conservar mais. As verduras em folhas só devem ser lavadas antes do consumo pois desta forma as folhas não se deterioram tão rapidamente. “É bom mantê-las em saco plástico, bem vedado, sem ar. Devem ser colocadas na parte de baixo da geladeira, onde é menos frio, assim, as folhas não queimam”.

Receitas rápidas e criativas

“Aqui na comunidade não desperdiçamos nada, muitas coisas podemos aproveitar como as folhas e talos de verduras e legumes, que são ricos em nutrientes, para caldos quentes, risotos de arroz e tortas”, sugere.

As sobras do almoço podem se tornar deliciosos caldos no jantar. É só bater tudo no liquidificador, acrescentar temperos, talos, legumes ou folhas a gosto e o jantar está garantido.

Talos e folhas de rabanete, beterraba, cenoura ou couve podem ser aproveitados em uma farofa de banana verde. Basta refogá-los com os temperos de sua preferência, acrescentar a farinha, e pronto, tem-se uma farofa saudável.

Um mundo mais consciente

É necessário ampliar a compreensão e fortalecer a ação de todos os setores da sociedade com relação ao desperdício de alimentos, no sentido de reduzir perdas e desperdícios em toda a cadeia produtiva e de consumo, o que vai ajudar a reduzir problemas que causam impactos ambientais, econômicos, sociais e de segurança alimentar, cujas soluções podem representar ganhos significativos ao planeta e aos Reinos da Natureza.

Desperdício de alimentos