Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 17/02

Sexta, 17 de fevereiro

Captação de alimentos na cidade de Boa Vista.

Distribuição de roupas em uma vila na cidade, onde moram muitas famílias de refugiados venezuelanos não indígenas.

Visita ao CRI – Centro de Referência ao Imigrante, de um grupo do “Programa de Abordagem Social” da Prefeitura de Boa Vista, composto por uma pedagoga e equipe. Eles conheceram o trabalho e viram as necessidades do local para verificarem em quais áreas poderão ajudar, como alimentação, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e materiais para trabalhar com as crianças.

Membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roraima sugeriu que a Fraternidade faça um cadastro no programa “Mesa Brasil” da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O programa tem como objetivo distribuir  alimentos da agricultura familiar para instituições que necessitam.

Secretário Estadual do Índio de Roraima visitou o CRI no período da tarde e conversou com os indígenas.  Ele verificou a situação deles e convidou os líderes para um encontro da Associação São Marcos, formada por grupos indígenas de várias etnias que estão vivendo em terras demarcadas. Será estudada a possibilidade do grupo ir morar em alguma destas terras.

“Eu percebo que todos os indígenas e não indígenas que estão no CRI já estão em condições de procurarem seus caminhos. Bem diferente da situação anterior, quando estavam muito sofridos e com muitos problemas de saúde e exaustos da caminhada percorrida até chegar ao Brasil. A situação deles mudou bastante, resgataram a dignidade e estão em condições de se colocar perante a sociedade e terem sua independência.”, disse Cláudia, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Equipe de televisão realizou reportagem no CRI.

Grupo da Igreja Adventista realizou um culto no CRI e depois ofereceu um jantar.