Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 18/01

Quarta, dia 18 de janeiro

Organização e execução de tarefas no CRI – Centro de Referência ao Imigrante: mutirão de limpeza e preparação do almoço.

No período da tarde houve aula de português com a presença de 35 alunos.

Mulheres indígenas da etnia Warao realizam nova apresentação de dança típica, desta vez com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Roraima, Coronel Edivaldo Cláudio Amaral, o Tenente Coronel Abreu, e da Secretária de Cultura da cidade de Boa Vista, Selma Molinari.

Depois da apresentação, a Secretária da Cultura conheceu o local, conversou com os indígenas e prometeu disponibilizar um local para que os refugiados indígenas exponham e vendam o artesanato que produzem. Será fornecido também o material necessário para a produção do artesanato.

“Os homens indígenas, como vem de uma região de mar, tem a habilidade de construir canoas e remos e a secretária disse que isso é muito procurado e valorizado e que ela estaria vendo para prover a madeira necessária para que eles possam produzir no próprio CRI. O local não seria mais então somente um abrigo, mas onde os indígenas também teriam esta participação de fazer seu artesanato, expor, vender e ter uma dignidade e um respeito como pessoa humana”, disse Clara, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

No período da noite foi feita a distribuição dos kits de higiene pessoal e bucal.