Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 25/01

Quarta, 25 de janeiro

Visita do subsecretário de Saúde de Boa Vista e de um médico ao CRI – Centro de Referência ao Imigrante. O profissional de saúde se comprometeu a realizar atendimentos três vezes por semana: às terças, quartas e quintas-feiras,  das 8 às 10h da manhã.

Membros da Pastoral da Criança, acompanhados de um padre, também estiveram no CRI. A pastoral começará a atender as crianças de 0 a 6 anos de idade, com o ritmo que já vem desenvolvendo na diocese. O padre ainda se comprometeu a realizar uma missa no CRI, com data ainda a ser marcada.

Duas representantes do Sindicato Rural também visitaram o CRI e ofereceram ajuda para a elaboração da horta, preparo das sementes do Buriti e da palha que vai servir para o artesanato dos indígenas.

Constatado mais um caso de tuberculose e aids. O doente foi encaminhado ao Hospital Geral de Roraima.

Reunião dos missionários com o coordenador da Defesa Civil Municipal e líderes indígenas. Foram apresentados os novos membros da Defesa Civil que estarão 24 horas, todos os dias, fazendo a segurança do local.

Professor começou a elaborar um dicionário de palavras e expressões no idioma Warao. O dicionário será em Espanhol, Warao e Português.

Mulheres e crianças realizaram atividades de artesanato indígena.

O trabalho das crianças teve como ênfase a confecção de pequenas casas de papelão típicas do povo Warao. O objetivo da atividade é trabalhar com a identidade cultural deste povo.

Alguns refugiados venezuelanos estão sendo encaminhados para trabalhos informais, pois nem todos possuem os documentos necessários para estarem trabalhando registrados. Outros refugiados estão sendo encaminhados à Polícia Federal para regularizarem a situação no Brasil.

Permanece o fluxo de doações recebidas da comunidade: frutas, legumes, outros gêneros alimentícios e roupas. Algumas doações também são encaminhadas para famílias venezuelanas que nãos estão no CRI, mas espalhadas em vários bairros da cidade de Boa Vista.