Em nova missão humanitária, a Fraternidade leva sua experiência aos esforços em Brumadinho

Missionários humanitários em Brumadinho

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) participam desde 29 de janeiro do resgate e atendimento às vítimas em Brumadinho (MG), após o rompimento de uma barreira de rejeitos da mineradora Vale no dia 25. A equipe da Missão Brumadinho inclui voluntários com experiência em diversas situações de emergência, inclusive o rompimento similar de uma barreira de contenção em outra mina, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

O desastre ambiental em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, é um dos piores já registrados no Brasil, com 122 mortes confirmadas e 226 desaparecidos até a tarde de 02 de fevereiro. A avalanche de lama sepultou as instalações da própria empresa, atingindo dezenas de funcionários da Vale e moradores do entorno. Em oito dias, as equipes de resgates localizaram 395 pessoas e mais de 100 animais, entre cães, gatos, bovinos, equinos e aves.

Primeiros movimentos

Montando prateleiras no hospital veterinário

Uma das primeiras prioridades dos missionários da FFHI no local foi o apoio psico-emocional aos desabrigados e familiáres das vítimas, que vem sendo prestado em grupos que envolvem outras instituições. O atendimento é feito por psicólogos voluntários e engajados nas ações da FFHI.

Na chegada ao local do desastre, os missionários formaram duas frentes de tarefas, atuando na base de apoio para a fauna no registro de voluntários para assistência ao Reino Animal, classificação de medicamentos, rações e outros elementos doados e na elaboração de um banco de dados sobre animais perdidos ou abandonados. Também colaboraram na instalação de um hospital veterinário em uma fazenda na área rural, que está recebendo os animais afetados.

O trabalho da Fraternidade também envolveu contatos com clínicas veterinárias e pet shops, para solicitar que enviem os números telefônicos de pessoas que localizam animais, bem como fotos dos mesmos. Os dados estão sendo incluidos em uma página do Facebook com o título Brigada Animal Brumadinho, criada para funcionar como canal oficial para assistência ao Reino Animal.

A ajuda à fauna atingida é coordenada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, que inclui a FFHI, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e outras organizações.

Missão Brumadinho

Limpeza na base operativa de apoio à fauna

A equipe de 15 voluntários da FFHI inclui participantes de outras situações críticas, como as inundações que em janeiro de 2018 afetaram a Zona da Mata em Minas Gerais (Mata Atlântica do estado) e incêndios florestais no sul do Chile, em fevereiro de 2017. Também participam voluntários da Comunidade Luz-Figueira e monges da Ordem Graça Misericórdia. Todo o trabalho tem o apoio da Rede-Luz de Belo Horizonte para alojamento, alimentação e transporte dos missionários.

Como colaborar

Todas as pessoas que queiram colaborar com a Missão Brumadinho da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) podem obter mais informações clicando:

AQUI