Formação em Coordenação e Gerenciamento de Abrigos

Sempre com o propósito de garantir o direito à vida dos indivíduos afetados por crises humanitárias, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) aperfeiçoa continuamente suas equipes de atuação, utilizando sempre os mais reconhecidos métodos de treinamento.

É assim que na primeira semana de maio foi realizada na Missão Roraima Humanitária, a formação CCCM – Camp Coordination, Camp Management, para as equipes operacionais que estão à frente dos cinco abrigos gerenciados pela Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Significado e Programação

Formação CCCM

Da sigla em inglês, CCCM – Camp Coordination, Camp Management, vem o título desse cursoconforme explica Ricardo Baungartner, missionário matriz da Fraternidade- Humanitária (FFHI) e coordenador do treinamento, “Camp Coordination, que significa Coordenação de Campo ou Coordenação de Abrigo, é um treinamento estratégico para a coordenação e gerenciamento de vários abrigos, e Camp Management, refere-se ao gerente, o coordenador de cada abrigo”.

E completa, “na Fraternidade – Humanitária (FFHI) nós temos as duas funções. Somos um Camp Coordination, porque nós temos cinco abrigos e fazemos a coordenação operacional desses cinco abrigos, e para cada um deles existe o gerente, o coordenador (Camp Management)”

A programação do CCCM da Fraternidade – Humanitária (FFHI) com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), contará ao todo com três turmas. “Nesta primeira turma nós estamos com vinte e três participantes, sendo que dois deles são integrantes de outras instituições, a Refúgio 343 e OIM. Na sequência virá a segunda turma, que é o complemento da equipe dos abrigos, e a terceira acontecerá no Alojamento de Trânsito de Manaus”, acrescenta Ricardo.

Treinamento dos Instrutores

Formação CCCM

Este é o primeiro curso que está sendo aplicado com base nessa metodologia.

Para tanto, no final do ano de 2020 houve uma formação chamada ToT – Training of Trainers , específica para treinadores.  Segundo Ricardo, “há muitos anos que não havia essa formação de instrutores aqui no Brasil. Anteriormente era realizada somente em inglês ou espanhol, mas dessa vez foi totalmente em português com todo o material produzido e bem adaptado à nossa realidade aqui no Brasil.”

O treinamento como um todo, bem como o respectivo material, tem o seu conteúdo embasado na Carta Humanitária do Manual Esfera.

Uma Formação Fundamental

Formação CCCM

Ricardo, considera  que esta formação fornece ferramentas muito elaboradas, uma base conceitual bastante relevante, de um nível bem mais elevado, o que na prática permite que vários pontos possam ser melhor trabalhados, “com todo esse conteúdo baseado na Carta Humanitária, nos conceitos do Manual Esfera, conseguimos estar muito mais atentos às questões operacionais do abrigo, envolvendo as áreas de proteção, participação comunitária, distribuição, registro, e toda a coordenação de maneira geral”.

E complementa, “Para a Fraternidade – Humanitária (FFHI) e para a resposta humanitária, é muito importante essa formação, porque vamos nivelar o conhecimento de toda a equipe, dar uma resposta mais adequada, mais balizada nos conceitos humanitários internacionais, e ao mesmo tempo poderemos preparar não só as equipes dos contratados, mas também a equipe dos voluntários, para poder atuar em qualquer parte do mundo, dentro desses conceitos”. É o que aspira Ricardo, coordenador do treinamento.