Fraternidade funda base missionária de ajuda humanitária na Grécia

A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, funda uma base missionária permanente na Europa, em Grécia. O objetivo é oferecer ajuda humanitária aos refugiados, especialmente do Oriente Médio e da África, que chegam ao Velho Continente pela rota do Mar Mediterrâneo, assim como a todos que dela necessitarem. A Missão Grécia constitui um aprofundamento da Missão Oriente Médio e a materialização de um pedido da Virgem María, em mensagem transmitida em 29 de fevereiro de 2016 ao frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia.

Grupo fundador da base missionária na Grécia

Um primeiro grupo, integrado por cinco missionários da Fraternidade, iniciou serviços na nova sede em setembro de 2016. Os mesmos se transladaram da sede da Instituição, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, no dia 21 de setembro, e foram substituídos este mês por um segundo grupo de quatro missionários. Em novembro a primeira colaboradora europeia se integrou à base missionária.

Primeira Vivência Missionária na Europa

Os missionários que viajaram em setembro desembarcaram inicialmente em Portugal, onde coordenaram a primeira Vivência Missionária na Europa, na cidade do Porto. Participaram da atividade colaboradores estáveis e residentes da Comunidade-Luz Flor de Lys (Dornes, Portugal), assim como integrantes do Monastério da Graça (Fátima, Portugal) e do Monastério do Cristo Redentor (Montserrat, Espanha), os ambos da Ordem Graça Misericórdia. O programa incluiu serviços ao Reino Animal, prestados com o apoio do grupo de escoteiros 229 de Portugal e abordou também o estudo “Como se preparar para momentos de emergência”.

Distribuição de almoço

Uma vez em Atenas, eles tomaram contato com as Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá, com quem realizaram atividades conjuntas. A cooperação ocorre duas vezes por semana, com a preparação e a distribuição de desjejum e almoço para cerca de 70 pessoas, a maioria imigrantes provenientes de diversos países. O grupo também começou a apoiar o Programa para Refugiados da Caritas Grécia, com a distribuição diária de comida para cerca de 300 refugiados e a organização de um depósito de doações, especialmente de roupas e calçados. Visitou dois centros de detenção de imigrantes ilegais, em Atenas e Corinto, e ofereceu assistência humanitária a usuários de drogas, num parque municipal.

Triagem de doações

A embaixada brasileira na Grécia está colaborando com a captação de doações que em seguida são encaminhadas aos refugiados. A base missionária também estabeleceu contato com uma Igreja Ortodoxa em Anavissos, para apoiar a preparação e a distribuição de alimento a pessoas carentes.

O segundo grupo de missionários, que viajou no dia 12 de dezembro, permanecerá na Europa três meses, quando prosseguirá com as tarefas de ajuda humanitária.

Conheça aqui os detalhes da Campanha pela Missão Grécia, acompanhe os relatos e colabore com esta oferta de ajuda humanitária.