Fraternidade retoma missão humanitária na Colômbia

O número de migrantes venezuelanos na Colômbia alcançou cerca de 1,3 milhão de pessoas, em maio, mostram dados da ONU – Organização das Nações Unidas, o que representa a segunda maior migração do mundo depois da crise causada pela guerra na Síria.  Diariamente, em média, 63 mil venezuelanos atravessam a fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, dos quais 2,5 mil permanecem em território colombiano, sujeitando-se a grave escassez de alimentos, medicamentos, falta de abrigo e de segurança.

Aproximadamente 80% dos refugiados venezuelanos na Colômbia sofrem de insegurança alimentar, segundo um estudo do Programa Alimentar Mundial (PAM), divulgado em Genebra, Suíça, em 2018.

É neste cenário crítico e alarmante que a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais retoma suas ações no país sul-americano, que foram iniciadas em outubro de 2018 e paralisadas em janeiro deste ano, por causa de problemas burocráticos locais. A equipe, com 12 missionários, desembarca hoje, 4 de junho, em Bogotá, capital colombiana, e atuará em três cidades: Bogotá, Guatavita e Cúcuta, na fronteira com a Venezuela.

Missão Colômbia

Em Cúcuta, o trabalho da Fraternidade será desenvolvido com os venezuelanos que fogem a pé para o Equador e o Peru, cruzando a Colômbia; mas também com pessoas em situação de vulnerabilidade social, refugiadas ou não, e com comunidades indígenas.

Nos centros de assistência aos refugiados na fronteira colombiana, as famílias só podem ficar entre três e cinco dias e depois têm que sair para dar espaço a outros recém-chegados, indo viver nas ruas.

Missão permanente

Na primeira etapa da Missão Humanitária Colômbia, a equipe acompanhou os migrantes em sua caminhada da fronteira até Bogotá, prestando-lhes assistência, oferecendo-lhes alimentos e cuidados de saúde. Puderam, assim, amenizar os dramas e as dificuldades que os venezuelanos enfrentavam durante o trajeto.

Depois, apoiou diretamente o Centro Piloto Scalabriniano de Cúcuta e o Centro de Migrações com atividades educativas destinadas às crianças e adolescentes venezuelanos e colombianos, e com atividades ocupacionais (artesanato) direcionadas à população adulta.

Nessa segunda etapa, o objetivo da Fraternidade é manter a Missão Colômbia de forma permanente. Para isso, toda ajuda é bem-vinda. Inicialmente, a Fraternidade irá atuar com recursos próprios para garantir moradia, alimentação e transporte para a equipe de missionários.

Missão Colômbia