Nos dias 21 e 22 de maio, um grupo de missionários vinculados à Fraternidade- Federação Humanitária Internacional realizou a segunda Missão Chaco, de ajuda humanitária nas comunidades indígenas da região do Chaco, situada na região nordeste da Argentina.
Fizeram parte do grupo dois monges da Ordem Graça Misericórdia, uma colaboradora residente da Comunidade-Luz da Irmandade (Córdoba-Argentina), e vários colaboradores voluntários membros dos grupos da Rede-Luz Argentina das regiões de Corrientes, Paso de los Libres, Córdoba e Formosa. Todos trabalharam juntos com o grupo da Rede-Luz local de Resistência.
No sábado, dia 21, as tarefas foram realizadas na Comunidade de Margarita Belén e no domingo no bairro Mapic, da cidade de Resistência. Em ambas comunidades o grupo foi acolhido com muito entusiasmo. Entre janeiro e fevereiro de 2016, um grupo de vinte e um missionários da Fraternidade realizou a primeira missão na região, que durou cerca de quinze dias e atendeu centenas de pessoas.
‘Percebemos uma maior confiança e receptividade com relação à primeira missão. Tivemos uma grande interação com as crianças durante as várias atividades que realizamos, e que se desenvolveram com muita alegria e harmonia. Algumas crianças nos aproximaram de suas famílias, apresentando seus pais e irmãos, gerando espontaneamente uma oportunidade de nos vincularmos a eles, que se mantinham mais reticentes’, disse Patrícia, Coordenadora do Grupo Missionário da região do Chaco.
Durante os dois dias, os missionários realizaram várias tarefas e atividades, como jogos e brincadeiras com as crianças, lavagem e corte de cabelos de crianças e adultos, e distribuição de roupas.
O grupo também teve a oportunidade de servir junto ao Reino Animal. Na comunidade Margarita Belén foram vacinados 78 cães e em Mapic 88 animais. As vacinas foram para combater parasitas internos e externos.
No final das atividades em cada comunidade, o grupo missionário compartilhava uma refeição e se despedia com músicas e louvores.
‘Sob a humilde condução de São José e a proteção de nossa Mãe e Jesus Cristo, vivemos dois dias fraternos, com a alegria de poder compartilhar em unidade com nossos irmãos. Seus abraços, carinhos, risadas e olhares puros nos nutrem e impulsionam a seguir nas missões’, disse Patrícia.