Grupo Rede-Luz participa da 4° Missão Paraguai

Do dia 7 a 9 de julho, o Grupo Rede-Luz Paraguai participou da 4ª Missão junto a sete comunidades indígenas na região de Cidade do Leste, na tríplice fronteira com Brasil e Argentina.

Pedido de Maria
A Missão Humanitária no Paraguai foi um pedido de Maria em uma aparição em 2016. Neste mesmo ano, entre os meses de junho e julho, acontecia a primeira missão com os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. A partir daí, os grupos Rede-Luz locais junto com membros da Rede Missionária Planetária, assumiram o trabalho e vem realizando a cada dois ou três meses novas ações nas comunidades, que são catalogadas como de extrema pobreza.

Doações
Nem sempre as doações suprem a necessidade das sete comunidades, e em algumas situações, somente duas puderam ser atendidas. Nelas as pessoas passam fome, pois vivem de reciclar lixo e não contam com ajuda do governo. Para receber doação para a missão, o grupo vende artigos usados e se organiza enviando fotos e vídeos solicitando ajuda. “As comunidades estão cada vez mais confiantes e com a mesma disponibilidade e entusiasmo que nos receberam na primeira vez. Alegra-nos a alma ver a alegria deles, especialmente quando comemos juntos”, disse Faustina, coordenadora da Rede-Luz Paraguai e das missões.

São cerca de 25 famílias atendidas em cada comunidade e os missionários contam que é tudo com muita alegria, principalmente por parte das crianças. Palmira Bilibio participou da Missão Paraguai pela primeira vez: “Realmente foi uma integração, tudo muito harmonioso, cada qual na sua função, com muita dedicação e entrega. Somos irmãos de alma”.

Nesta quarta missão foram atendidas as comunidades de: 8 de dezembro, Porto Flores, Porto Barreto, Porto Bertoni, Porto Jimenez, Ypu Bora Renda, e Km 12 Monday. Foram distribuídas 20 cestas com alimentos (arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sal e ervas) para cada comunidade, além de roupas. Foram realizados atendimentos odontológicos e médicos, com diagnósticos e medicamentação básica; corte de unhas e cabelos das crianças e dos adultos.

“Em cada missão passamos o dia com a comunidade e sentimos a expectativa deles durante a distribuição de roupas e de alimentos. Cozinhamos e comemos com eles, lavamos, cortamos e desparasitamos seus cabelos. Pintamos, cantamos, brincamos com as crianças, e os profissionais odontológicos atenderam e ensinaram a correta escovação dos dentes”, explicou Faustina.

Além de membros do grupo Rede-Luz, também participaram colaboradores voluntários e amigos de integrantes do grupo. Nesta quarta missão, o grupo notou que o acolhimento e a receptividade das comunidades estão diferentes. “Ali se formou um vinculo de confiança e eles estão com mais abertura e menos timidez. E a despedida é sempre com a pergunta no olhar: ‘Quando voltarão?'”, completou Faustina.