Viviane Naves, missionária voluntária da Fraternidade – Humanitária (FFHI), compartilha a sua experiência como professora de informática na Missão Roraima. Ela idealizou o projeto “Informática sem fronteiras” com atividades artísticas e pedagógicas, e juntamente com o setor Educação, teve a oportunidade de fazer uma experiência piloto com crianças indígenas dos abrigos Pintolândia e Janokoida.
As filas para as inscrições dos interessados foram diárias e a atividade, ainda em teste antes de ser implementada, revelou grande interesse, rápida adesão e alegria por descobrir e desenvolver habilidades. A sala Meios de Vida de cada abrigo acolheu as diferentes turmas, formadas por adolescentes dos 6 aos 15 anos de idade.
Alguns dos temas abordados, tais como apresentar o computador como ferramenta, mostrar o seu manuseio, e realizar desenhos e pinturas, permitiram verificar o alcance por faixas etárias.
Viviane estará organizando um Curso on-line, junto ao Eixo Educação em Emergência, para capacitar os educadores e monitores da Fraternidade – Humanitária (FFHI), de modo que a “Informática sem fronteiras” possa ser implementada e tenha continuidade. Essa iniciativa será um passo importante na reorganização do Setor de Educação da Missão Roraima para 2021

Os computadores das salas Meios de Vida foram doados à Operação Acolhida pela FIESP e pelo SENAI-SP, e distribuídos nos abrigos de Roraima, para ações que buscam soluções duradouras para os refugiados venezuelanos.