Informática sem fronteiras, um projeto piloto

Informática para crianças

Viviane Naves, missionária voluntária da Fraternidade – Humanitária (FFHI), compartilha a sua experiência como professora de informática na Missão Roraima. Ela idealizou o projeto “Informática sem fronteiras” com atividades artísticas e pedagógicas, e juntamente com o setor Educação, teve a oportunidade de fazer uma experiência piloto com crianças indígenas dos abrigos Pintolândia e Janokoida.

As filas para as inscrições dos interessados foram diárias e a atividade, ainda em teste antes de ser implementada, revelou grande interesse, rápida adesão e alegria por descobrir e desenvolver habilidades. A sala Meios de Vida de cada abrigo acolheu as diferentes turmas, formadas por adolescentes dos 6 aos 15 anos de idade.

Informática para crianças

Alguns dos temas abordados, tais como apresentar o computador como ferramenta, mostrar o seu manuseio, e realizar desenhos e pinturas, permitiram verificar o alcance por faixas etárias.

Viviane estará organizando um Curso on-line, junto ao Eixo Educação em Emergência, para capacitar os educadores e monitores da Fraternidade – Humanitária (FFHI), de modo que a “Informática sem fronteiras” possa ser implementada e tenha continuidade. Essa iniciativa será um passo importante na reorganização do Setor de Educação da Missão Roraima para 2021

Informática para crianças

Os computadores das salas Meios de Vida foram doados à Operação Acolhida pela FIESP e pelo SENAI-SP, e distribuídos nos abrigos de Roraima, para ações que buscam soluções duradouras para os refugiados venezuelanos.

Informática para crianças