Inicia novo Ciclo de Formação do Manual Esfera

Teve início neste domingo, dia 03 de maio, um novo Ciclo de Formação com os conteúdos abordados no Manual Esfera, que desta vez incluirá membros das Comunidades-Luz, monastérios da Ordem Graça Misericórdia (OGM) e outras filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

O curso terá 8 módulos e também é transmitido online, respeitando as ordens de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus.

O objetivo do segundo ciclo da formação é capacitar os membros que atuam de forma permanente no âmbito da Fraternidade – Humanitária (FFHI), tendo em vista as atuais e futuras emergências que possam vir a ocorrer no Brasil e demais localidades em que a organização se encontra presente.

Para Anderson Santiago, missionário matriz na Missão Colômbia, é de extrema importância a capacitação dos que atuam nos trabalhos de assistência humanitária: “sabemos que a capacitação das comunidades e pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas respostas humanitárias e demais serviços de cunho social realizados pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) será um elemento de prevenção à emergência e, ao mesmo tempo, de melhoria qualitativa naquelas em que já atuamos”, complementa.

O missionário ressalta que muitas vezes as pessoas criam uma noção superficial deste tipo de ação, e o estudo do Manual Esfera pode servir como um “retirar de véus” sobre o que é uma Resposta Humanitária, como ela se estrutura, qual seu propósito, os principais desafios enfrentados de maneira geral nas emergências e os caminhos mais adequados para encontrar as respectivas soluções.

O Manual Esfera é uma iniciativa do Sphere Humanitarian Standards, que busca assegurar a qualidade da assistência humanitária e envolve mais de 450 organizações presentes em cerca de 60 países. Criado em 1997, estabelece uma série de princípios e padrões que devem ser seguidos em respostas humanitárias, e tem por finalidade ser um guia a organizações civis, governamentais, militares e setor privado, que atuam conjuntamente em projetos humanitários na busca de uma sociedade mais justa e digna.

Conheça mais sobre o Manual Esfera clicando aqui