Lideranças indígenas refugiadas recebem formação em Direitos Humanos

Através de uma parceria entre a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), está sendo ofertado um curso sobre Direitos Humanos para Lideranças Indígenas, provenientes de diferentes partes da Venezuela.

O primeiro módulo do curso apresentou uma grade curricular de 15h e contou com a participação de 33 indígenas dos abrigos Janokoida, Pintolândia e do novo abrigo sob gestão da Fraternidade – Humanitária (FFHI), o abrigo Jardim Floresta.

Pensado para acontecer inicialmente em formato presencial, teve que ser adaptado à forma virtual em função da pandemia de Covid-19.

Frei Luciano, gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI), destaca a importância desta formação, para que os indígenas possam adquirir conhecimentos sobre os seus direitos e deveres no processo de inserção na sociedade brasileira, e para que participem das decisões acerca do seu futuro.

Neste primeiro módulo foram abordados temas contextuais interdisciplinares que congregam os diversos elementos para se conhecer a temática indígena, particularmente no Brasil e especialmente em Roraima.

Entre estes temas destacam-se: Noções de Direitos Humanos e Fundamentais, Migração Internacional e Refúgio, e uma visão geral das principais instituições indígenas e indigenistas brasileiras.

Leane, refugiada indígena da etnia Warao, aponta a formação como uma grande oportunidade para que todos possam ir assumindo responsabilidades. “ O tema dos Direitos Humanos é fundamental, pois tratam dos direitos naturais de cada ser humano: o direito à vida,  à igualdade, à não discriminação, à educação; direito humano que não deve faltar em nenhum espaço”, ressalta.

Frater Play

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba nossas atualizações