Missão Chaco acontece pela sexta vez, a serviço das comunidades indígenas

Dando continuidade ao apoio ofertado à comunidades indígenas do nordeste argentino, a Rede-Luz Chaco organizou o 6º Encontro da Missão Permanente Chaco. Foi realizado do dia 25 a 27 de fevereiro junto de populações nativas próximas a Resistência, capital da província de Chaco, na Argentina.

Com a participação de 31 pessoas, a Missão atendeu aos povos originários da etnia Qom alocados no bairro Mapic, da cidade de Resistência, e na localidade de Margarita Belén, a 22 quilômetros da capital de Chaco. Participaram colaboradores de grupos Rede-Luz de Chaco, Corrientes, Misiones, Córdoba e Mendonça; outros voluntários e monges da Ordem Graça Misericórdia.

A atividade foi iniciada no sábado 25, com uma reunião de abertura no local de alojamento dos participantes, a casa de retiro espiritual Sagrada Família de Burdeos. Em seguida, os presentes oraram o Terço da Divina Misericórdia e compartilharam da Comunhão Ecumênica.

No dia seguinte, o programa começou às 6h30 da manhã com uma sintonia grupal e Comunhão Ecumênica. Após o desjejum, o grupo se dirigiu à comunidade Qom do bairro Mapic, onde foram desenvolvidos vários serviços.

Organizados em subgrupos, realizaram cortes de cabelo e eliminação de piolhos, banhos em bebês, atividades recreativas com crianças e apresentação de músicas. Três profissionais da saúde bucal, integrantes da Rede-Luz Planetária, realizaram implantes de próteses dentais em vários indígenas. Também foram retirados parasitas de cachorros, visitação de várias casas e entregas de doações.

Os mesmos serviços foram prestados no terceiro dia na comunidade Qom de Margarita Belén. Este Sexto Encontro da Missão Chaco foi encerrado logo após o almoço, que foi compartilhado na respectiva aldeia. Os presentes entoaram vários cânticos com o acompanhamento de instrumentos.

Essas missões sequenciais representam o prolongamento da Missão Chaco, a pedido da Virgem Maria, na mensagem de 20 de dezembro de 2015. Esta mensagem foi recebida pelo Frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia, e a missão foi conduzida de 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2016. Até o momento foram realizadas cinco missões sequenciais: em maio, julho, outubro e dezembro de 2016 e em fevereiro de 2017.

A Missão Chaco forma parte da Campanha “Missão junto aos Povos Originários”, da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.