Missão Colômbia

bandeira ColômbiaData: Desde Agosto de 2019
LocalBogotá, Colômbia

A Missão Colômbia nasce como resposta da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), diante da crise humanitária vivida por migrantes venezuelanos que chegam ao país, e ao deslocamento interno dos próprios colombianos, causado pelas guerrilhas e outras situações de vulnerabilidade. Torna-se uma missão permanente a partir de 2018 em resposta ao agravamento desta crise.

O principal pilar de atuação na Missão Colômbia é o trabalho de educação em emergência, desenvolvido por meio da arte-educação, buscando gerar um ambiente de proteção, o fortalecimento da resiliência e a possibilidade de que a infância tenha espaço para se expressar nessas crianças e adolescentes que enfrentam a situação de crise humanitária.

ATIVIDADES

  • Arte-Educação centrada no brincar e no relacionar-se consigo mesmo e com o outro.
  • Autocuidado e higiene.
  • Combate à violência.
  • Fortalecimento da Cultura da Paz.

Acompanhe a Missão

Linha do Tempo

Conheça alguns marcos da atuação na Missão Colômbia

2020

A Missão Humanitária Colômbia teve a sua atuação na Colômbia fechada temporariamente, devido à situação sanitária mundial relacionada à pandemia de Covid-19.

Os missionários voluntários da Missão Colômbia participaram como alunos e facilitadores da Formação sobre os Requisitos Mínimos para a Educação em Emergência, ministrada pela Rede Inter-institucional de Educação em Emergência (INEE).

2019

Atuou em Bogotá junto ao Grupo Interagencial de Fluxos Migratórios Mistos (GIFMM) de Norte de Santander e Bogotá (e região), para gerar mais oportunidades aos migrantes venezuelanos que ali chegam – seja para construírem uma vida digna neste país, ou para seguirem o seu caminho com destino a outros países. 

Se uniu com a agência Bethany Global Services para prestar assistência às crianças e adolescentes. Atuou em alguns pontos de atenção a migrantes em Bogotá e organizou eventos nos quais trabalhou com este público infantojuvenil.

2018

Chegada em Cúcuta, fronteira com a Venezuela, para prestar assistência emergencial aos migrantes que chegavam ao país, especialmente aos caminhantes que se deslocavam a pé de Cúcuta para Bogotá, além de promover ações pontuais em meios de vida e educação em emergência.