Missão Roraima Humanitária – atendimentos de saúde e distribuições de doações

Segunda 03/07 a 06/07 quinta

Distribuição de roupas

A semana começou com a distribuição das roupas que estavam na Casa de São José para os indígenas do CRI – Centro de Referência ao Imigrante. As sacolas de roupas foram organizadas e separadas pelo nome de cada família. Foram também entregues roupas para a Pastoral Social.

Professor voluntário esteve no abrigo para ensinar português aos venezuelanos.

Mulheres indígenas realizaram atividades de costura de roupas, como vestidos e saias, com materiais que receberam de doação.

Na terça-feira, dia 04, foi feita a distribuição de alimentos para o abrigo e para as casas das Pastorais Sociais. Foram 400 quilos de arroz, 300 quilos de farinha e 300 quilos de leite em pó, para cada uma das instituições.

Mulher Warao costurando

Foram distribuídas no abrigo roupas para os homens Waraos.

Neste dia, chegaram quatro novos imigrantes venezuelanos, e um líder indígena brasileiro (Tuxaua) visitou o CRI para verificar a possibilidade de acolher cinco famílias em sua comunidade.

No período da tarde, prosseguiu a tarefa de triagem das doações na Casa de São José (CSJ), e mais tarde foi realizada a reunião semanal da missão.

Chuva intensa provocou goteiras no ginásio e alagamentos em torno do abrigo.

Acompanhamento de saúde

Saúde
Durante a semana foram realizados encaminhamentos para o hospital geral e policlínicas da região, de casos que não puderam ser resolvidos no abrigo. Missionários também acompanharam atendimentos.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Distrito Sanitário Especial de Saúde (Disei) realizaram 77 atendimentos médicos e vacinações.

Médico americano da Igreja Metodista realizou 33 atendimentos no abrigo, enquanto casal da Igreja fez atividades recreativas com as crianças.

Coordenador do curso de enfermagem da UFRR, junto com um vereador da cidade, estiveram na CSJ e doaram 100 kits de higiene bucal e produtos para matar piolhos.

Reunião geral no abrigo

No período da tarde ocorreu a Oficina do Projeto Acolher em Ação da UFRR

À noite, aconteceu uma reunião geral no abrigo, com a presença da Fraternidade, Defesa Civil e representante da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), e imigrantes. Os temas abordados foram a listagem atualizada dos venezuelanos não indígenas, o hábito das mães indígenas levarem junto as crianças para pedir esmolas, os conflitos entre imigrantes venezuelanos indígenas e não indígenas, entre outros assuntos.

Na quinta-feira, 6, seguiu a tarefa de triagem de roupas na CSJ e houve a distribuição na Associação dos Venezuelanos no Brasil.

Voluntária se ofertou para preparar o lanche da tarde.

Imprensa
Equipes de reportagem de televisões nacionais e estrangeiras estiveram presentes durante a semana colhendo material no CRI.

A TV Cultura de Roraima esteve no abrigo e filmou as atividades de costura das indígenas e entrevistou a missionária Clara.

A TV Globo coletou informações sobre a situação atual do CRI, já que o entorno do abrigo parece estar em processo de favelização.

A BBC de Londres realizou reportagem sobre a situação geral do abrigo.