Missão Roraima Humanitária – contratação de profissionais

Sábado 05/08 a quarta-feira 09/08

Grupo Pirilampos no abrigo

No sábado, 5, logo pela manhã os missionários assistiram no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, a transmissão pela internet do primeiro dia da Maratona da Misericórdia, realizada no Centro Mariano de Figueira.

Chegada de nova colaboradora da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Grupo Pirilampos realizou brincadeiras e jogos, serviu lanche para as crianças, e fez a doação de roupas e brinquedos.

Distribuição de farinha de trigo para as famílias indígenas do CRI – Centro de Referência ao Imigrante.

O domingo, 6, foi dia de limpeza da Casa de São José, organização das doações, e de assistir as transmissões do segundo dia da Maratona da Misericórdia.

Segurança

Reunião no Corpo de Bombeiros

Na segunda-feira, 7, foi realizada pela manhã uma reunião no Corpo de Bombeiros com representantes da Defesa Civil, Fraternidade, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes). Foi comentado sobre a forma de atuação dos policiais militares que cuidam do abrigo e levantada a possibilidade de oferecer outro tipo de segurança para o local.

Contratações

Foi informado na reunião que a verba do Governo Federal que está sob os cuidados do Setrabes será utilizada para a contratação de psicólogos, assistentes sociais, antropólogos, sócio-educadores e coordenadores para o abrigo em Boa Vista e em Pacaraima. Foi estimado que o processo de contratação levará cerca de três meses.

Feita a relocação de algumas famílias indígenas que estavam próximas ao espaço da escolinha.

Núcleo-Luz de Figueira em Roraima

De noite, realizada reunião no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, com a presença de representantes do Núcleo-Luz, Rede-Luz, monastério e missionários, para tratar de assuntos referentes ao Núcleo.

Fuga de hospital

Na terça-feira, 8, a Polícia Civil foi ao abrigo em busca de uma mãe que fugiu do hospital infantil com seu filho que estava internado com problemas de saúde e que deveria fazer uma cirurgia. A mãe e o filho não foram encontrados.

Intercâmbio no artesanato

Oficina de artesanato

Missionária acompanhou os líderes indígenas em uma reunião da Fundação Nacional do Índio (Funai). A instituição está intermediando o processo de interação dos indígenas Warao com os indígenas brasileiros na questão do artesanato, promovendo intercâmbio de informações e incentivo na produção e venda.

Máquinas retomaram os trabalhos de terraplanagem na área externa do abrigo, após dias de chuva.


Na quarta-feira, 9, continuaram as atividades da escolinha com crianças e jovens.

No período da tarde, ocorreu o ensaio do coral do Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, e em seguida a reunião de atualização da Missão Roraima.

Saúde

Sesai do Dsei Yanomâmi no abrigo

Durante vários dias foram realizadas ações de saúde no abrigo. Como os atendimentos realizados por uma médica dermatologista, membro da Rede-Luz de Roraima, e atendimentos simples de saúde feitos por membros do monastério.

Aids

Na quarta-feira, 9, os missionários acompanharam três indígenas soropositivos ao hospital para consulta e pegar medicamentos para três meses de tratamento.

Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Especial Sanitário Indígena (Dsei) Yanomâmi prestou atendimentos no CRI com médico e equipe de enfermagem e fizeram testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C. Foram detectados dois casos de HIV positivo.

Artesanato

Mulheres indígenas realizaram atividades diárias de artesanato com a confecção de miçangas, colares e pulseiras.

Doações

Ocorreram diversas doações. Como a de alimentos, panelas e utensílios de cozinha feita pelos Mórmons, a de legumes feita pelo Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), e a doação de um colchão de casal e de uma geladeira.

Um fogão industrial foi doado por um membro da Pastoral Social de Brasília.

Forem feitas captações de alimentos (legumes e verduras) em supermercados da região e doadas roupas e alimentos para a Associação dos Venezuelanos no Brasil.

Imprensa

TV Amazonia, retransmissora da TV Globo, esteve no abrigo e captou imagens.

Rede TV também captou imagens do CRI.