Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – Conflitos nos primeiros dias de 2018

Segunda-feira 01/01 a quarta-feira 03/01

Segunda-feira, 01 de janeiro

Imigrantes dormindo nas redes

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizaram uma reunião pela manhã para avaliar a situação de diversos imigrantes que estavam embriagados. Houve brigas e alguns foram encaminhados para a delegacia de polícia.

“Quando chegamos no ginásio vimos que a maioria das pessoas dormiam profundamente nas redes. Os que estavam acordados, com os olhos cansados, nos disseram que não dormiram a noite por causa do barulho, festas e bagunças”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade.

“Neste dia houve muitas advertências e expulsões. Foi necessário lavrar um boletim de ocorrência na delegacia e tivemos um imigrante que agrediu a esposa”, explicou Cláudia, missionária da Fraternidade.

Mulher agredida pelo marido

Aula de português seguiu com novo membro, um menino de 14 anos. Os outros imigrantes não compareceram pois estavam dormindo.

Feita a limpeza da área externa do Centro de Referência ao Imigrante (CRI), com a ajuda de um casal de imigrantes idosos.

Lavagem das mãos antes da refeição da noite.

Recebida doação de sopa, que foi direcionada para outro local pois o jantar já havia sido servido no abrigo.

Muitos imigrantes queriam sair do CRI depois das 20h, mas foram orientados a permanecer no abrigo.

Terça-feira, 02 de janeiro

Constatado roubo de um saco de lixo reciclável (latas de refrigerante) que havia sido juntado por um imigrante para venda.

Aula de português teve a participação de diversos imigrantes.

Como havia muita desordem no ginásio, como sacos de roupas e vasilhames com sobras de comida, foi pedido que os imigrantes harmonizassem o local.

Dois policiais civis estiveram no CRI para entregar uma intimação, mas não encontraram a pessoa procurada.

Voluntários chegaram com doações, e foram encaminhados para o escritório da Fraternidade em Boa Vista.

Realizadas brincadeiras com as crianças.

Equipe da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes) do abrigo, dois representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), missionários da Fraternidade e dois líderes indígenas, se reuniram para resolver os conflitos ocorridos no dia anterior. Conversaram com o marido que agrediu a esposa e advertiram dois jovens que pularam o muro do abrigo.

Quarta-feira, 03 de janeiro

Representante do Departamento de Proteção Especial verificou com membro do Acnur, as pendências (ligação elétrica, encanamento de água e esgoto) dos containers doados pelo Canadá que estão no abrigo.

Feita instalação de água potável no banheiro do container destinado à saúde.

Realizados atendimentos médicos em clínica geral pela equipe da Equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Imigrante brigou com a esposa e ameaçou a filha. Foi convidado a se retirar do abrigo. Esposa afirmou que o marido queria dar a filha.

Entrega de pacotes de fraldas.