Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – treinamento

Segunda-feira 20/11 a domingo 26/11

Segunda-feira 20 de novembro

Visita do Acnur no CRI

Representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), se reuniram com os líderes indígenas no Centro de Referência ao Imigrante – CRI, para tratar da organização dos documentos dos imigrantes.

Equipe do Ministério da Saúde de Brasília (DF) se reuniu com missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e médica da Rede-Luz Roraima, representantes do Acnur, e de entidades governamentais municipais e estaduais ligadas à saúde. Foram levantadas informações das necessidades de assistência à saúde dos imigrantes venezuelanos. A equipe do Ministério da Saúde irá elaborar um fluxo de assistência para os imigrantes que estão nos abrigos de Boa Vista e de Pacaraima.

Reunião com equipe do Ministério da Saúde

Durante a reunião também foram constatadas algumas necessidades, como a colocação de telas nas janelas e regularização do piso da cozinha do CRI, criação de lavabos, e a promoção de cursos de capacitação de higiene e saúde para os líderes indígenas.

Entregues materiais para a confecção de artesanato, relacionados os itens que estão em falta no estoque do abrigo, e organizado o container onde estão os materiais.

Exibição de vídeo para as crianças

Recebida doação de torradas e pães.

Realizadas partidas de vôlei no abrigo.

Crianças assistiram exibição de vídeo promovida por voluntário, participaram de brincadeiras e tiveram aulas na escola do abrigo.

No início da tarde um jovem com problemas psicológicos e apresentando estado alterado de comportamento foi atendido pela equipe do abrigo. De noite ele foi encaminhado para o Hospital Geral de Boa Vista, onde ficou internado.

Terça-feira 21 de novembro

Visitas às famílias que estão abrigadas no CRI.

Produção de relatórios para a organização das peças que serão expostas na Feira de Artesanato.

Jovens imigrantes participaram de partidas de vôlei.

No final da tarde, missionários levaram para o Hospital Geral de Boa Vista a mãe do jovem com problemas psicológicos que ainda permanece internado.

Realizados atendimentos médicos e constatado o aparecimento de casos de conjuntivite.

Quarta-feira 22 de novembro

Atendimentos de saúde da Sesai

Imigrante necessitando de atendimento médico foi levado para a Policlínica.

Igreja Metodista levou grupo de crianças e acompanhantes para trabalhos e brincadeiras fora do abrigo.

Missionários realizaram a troca da acompanhante do jovem que está internado no hospital com problemas psicológicos.

Transporte para o CRI de diversas famílias de imigrantes indígenas Warao que estavam na Polícia Federal, com representante do Acnur, para tratarem da confecção de documentos pessoais.

Equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realizou atendimentos de saúde no abrigo.

Quinta-feira 23 de novembro

Treinamento da OIM

Missionários da Fraternidade participaram do primeiro dia do treinamento para gestão de alojamentos temporários, promovido pela Organização Internacional de Migração (OIM).

Atendimentos de saúde no abrigo (gripe, febre, assaduras, brotoejas, piolhos), e lavagem dos cabelos.

Crianças assistiram a exibição de vídeos educativos sobre higiene pessoal, promovida por um professor voluntário.

Apresentação de dança em escola de Boa Vista

Voluntário ministrou aulas de música.

Visitas às famílias da etnia Panare que estão no abrigo, quando foi tratada a questão dos documentos.

Aparecimento de pessoas apresentando febre e dores no corpo.

Grupo de artesãs e mulheres indígenas fez uma apresentação de dança e artesanato em uma escola estadual de Boa Vista.

Sexta-feira 24 de novembro

Acompanhamento de indígenas na Policlínica para pegar resultados de exames e consultar com o médico. Criança indígena, acompanhada da mãe, foi transferida para o Hospital Infantil com suspeita de pneumonia.

Equipe de vôlei feminina, formada por adolescentes do abrigo, participou de partidas em uma escola estadual de Boa Vista que tem promovido a interação com os imigrantes.

Voluntário realizou aula de cânticos.

No final da tarde, os missionários fizeram a administração de remédios para seis imigrantes HIV soropositivos do abrigo, dois com problemas psicológicos e um bebê com inflamação no ouvido.

Sábado 25 de novembro

Atividade de desenho e colagem na escola do abrigo com as crianças. As mesas da escola foram revestidas e decoradas com os desenhos dos alunos.

Domingo 26 de novembro

Voluntário venezuelano

Missionários, com a ajuda de bombeiro da Defesa Civil de Roraima, organizaram o transporte de três indígenas Warao para o Parque Anauá para participarem da Feira de Artesanato.

Voluntário venezuelano que estava em Pacaraima chegou a cidade de Boa Vista para dar apoio às atividades da Missão Roraima. O colaborador ajudou na organização do container que serve como depósito de ferramentas e utensílios da horta do abrigo.

Missionário da Fraternidade realizou um mini mutirão com as crianças para pegar terra para a horta.