Missão Roraima Humanitária – nova escola no abrigo

[fusion_vimeo id=”https://vimeo.com/231641602″ alignment=”center” width=”350″ height=”200″ autoplay=”true” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_vimeo]

Quinta 10/08 a quarta 16/08

Escola do CRI

Nova escola do CRI

Durante este período foram realizadas atividades para a criação do novo espaço da escola no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista.

Na quinta-feira, 10, foi feito um trabalho de limpeza e pintura do local, por um grupo de pessoas do projeto “Casa de los Niños”, que pretende manter aulas durante a semana no período da manhã e da tarde. O grupo conseguiu doações de mesas e cadeiras, e separou o espaço da escola do restante do abrigo.

Na segunda-feira, 14, foram iniciadas as atividades da escola, agora com mesas, armários e divisórias.

Doações efetuadas

Missionários preparando kits de higiene

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, montaram diversos kits de higiene pessoal e roupas na Casa de São José (CSJ) e distribuíram aos refugiados homens e mulheres que estão no CRI.

Foram realizadas doações em quatro diferentes dias para a Associação dos Venezuelanos no Brasil. Na sexta-feira, 11, foram doadas roupas e colchões, que serão distribuídos para os venezuelanos que não estão no CRI. No dia 14, foram doações de alimentos e roupas, no dia 15 novas doações de roupas, uma cama e uma geladeira. O eletrodoméstico foi depois entregue a uma família venezuelana. No dia 16, a Associação recebeu mais doações de roupas.

Doações recebidas

Depósito cheio da Casa de São José

Recebida doação de um fogão industrial no dia 10, feita por um membro da Pastoral Social de Brasília.

Recebidos 34 pacotes de arroz no Corpo de Bombeiros, no dia 12. Oito pacotes foram deixados no abrigo, e o restante foi para o depósito na CSJ como reserva.

Uma grande doação de roupas foi recebida no domingo, 13.

Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), colaboraram com diversas doações, como alimentos para as refeições do CRI.

Artesanatos

Oficina de artesanato

Continuaram as atividades de artesanato com os indígenas, com a confecção de miçangas e colares.

Na quinta-feira, 10 foi realizada captação de mandioca e abóbora nos supermercados de Boa Vista.

Realizados atendimentos médicos especiais com os pacientes HIV positivo que estão em tratamento.

Aulas de português

Na sexta-feira, 11, foi feita a limpeza no depósito de alimentos do CRI.

Realizada Missa por Frade Franciscano no CRI.

Voluntário deu aulas de português.

Reunião de missionária da Fraternidade com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no abrigo.

No sábado, 12, um grupo realizou atividades com as crianças.

Missionários assistiram no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, transmissão pela internet da Vigília de Oração.

O domingo, 13, foi reservado para os missionários realizarem tarefa de separação das doações de roupas na Casa de São José e para acompanharem no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima a transmissão de um evento ocorrido na Comunidade-Luz Figueira, em Minas Gerais, Brasil.

Obras de terraplanagem

Na segunda-feira, 14, prosseguiu a tarefa de triagem de roupas na CSJ, devido à grande doação recebida no dia anterior.

Trabalho de terraplanagem na área externa do abrigo. Chegaram vários caminhões com terra para elevar o nível do solo. Um dos tratores que estava trabalhando ficou atolado.

Realizados atendimentos básicos de saúde.

Acompanhamentos de três pacientes soropositivos para fazer exames em hospital de Boa Vista.

Na terça-feira, 15, foram levadas doações para a Associação dos Venezuelanos no Brasil.

Atendimentos de saúde da Sesai

Na quarta-feira, 16, foram realizados atendimentos de saúde pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami.

No período da tarde, os missionários acompanharam transmissão de palestra no Núcleo-luz de Figueira em Roraima e em seguida participaram do coral.