Missionários fazem o primeiro contato com os refugiados sírios na Turquia

O grupo de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, fez contato hoje, pela primeira vez, com os refugiados sírios, que se encontram na cidade de Gaziantep, ao sul da Turquia e próximo à fronteira com a Síria.

Gaziantep-Mapa

O primeiro encontro se deu principalmente com as crianças, em um dos três centros de atendimento que a Associação de Solidariedade de Solicitantes de Refúgio e Migrantes, (ASAM), mantém na localidade.
As crianças se encontram em diferentes situações: algumas estão com suas famílias, mas a maior parte está apenas com a mãe e outras estão sozinhas. Elas recebem aulas de idiomas, computação, costura. As famílias tem acesso a um vale para compra de alimentos e pagamento de serviços como assistência psicológica, de saúde, jurídica e outras. Os Missionários foram muito bem acolhidos pelos refugiados e receberam muitos pedidos para que atuem principalmente com as crianças.

Amanhã o grupo irá a outro escritório que a ASAM mantêm em Gaziantep. Permanecerão por cinco dias nessa cidade e depois seguirão para outros quatro pontos da Turquia.
Estas visitas marcam o acordo estabelecido entre os Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – e representantes da ASAM, da Turquia. Cooperação firmada após a autorização de entrada dos Missionários nos campos de refugiados ter sido negada pelo governo do país.