Pintor indígena venezuelano usa a arte para preservar sua cultura Warao

Avigail Reinosa descobriu o talento para a pintura há cerca de cinco anos. O artista indígena da etnia Warao vivia na região de Delta del Orinoco, no leste da Venezuela, mas foi obrigado a largar tudo e sair do país em busca de novas oportunidade no Brasil.

Mesmo diante de uma situação extrema ele conseguiu deixar ser guiado pelo próprio espírito. Inspirado pela cultura de seus ancestrais, a sensibilidade para as artes aflorou naturalmente e manifestou por meio da pintura uma forma de expressão que o conecta com suas origens e sua essência indígena.

 “Quando eu pinto, quero que os Warao que estão no Brasil sintam e vejam que nós levamos nossa cultura e nossos costumes para onde vamos, não a deixamos em nenhum lugar. Sempre levamos nossa cultura e nossos costumes em nosso coração”, afirma Avigail.

Atualmente Avigail Reinosa é um dos indígenas venezuelanos acolhidos pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, gestora do abrigo Pintolândia em parceria com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).

O local em Boa Vista acolhe atualmente mais de 560 indígenas venezuelanos das etnias Warao e Eñap’a.