Processos de Empreendedorismo Desenvolvidos pela Fraternidade – Humanitária (FFHI)

A equipe do Setor Meios de Vida – Soluções Duradouras ​​da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), nos últimos cinco meses, vem concentrando um esforço maior no estímulo ao empreendedorismo entre os abrigados presentes nos abrigos sob sua gestão em Roraima.

Instituições parceiras como Visão Mundial e Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (FUPAD) estão oferecendo apoio e investindo em recursos como matérias-primas e ferramentas necessárias para que os abrigados realizem seus projetos ou ideias de negócios.

Irmã María de Kibeho, coordenadora da área de artesanato e empreendedorismo, explica como se dá o início do processo: “tudo começa por ouvir e observar o que as pessoas abrigadas querem ou planejam fazer em suas vidas. É uma etapa que chamamos de conscientização, e que é realizada pela equipe da Fraternidade –  Humanitária (FFHI).

Empreendedorismo

Os treinamentos acontecem atualmente nas seguintes áreas: de costura, sapataria, carpintaria, eletricidade, alvenaria, alimentação (padaria e manipulação de alimentos), jardinagem, beleza (barbearia, manicure e pedicure), informática, entre outras.

Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), que foi inaugurado no início deste ano, abriga a formação da parte de costura e calçado, salão de beleza e informática, e é no Abrigo Jardim Floresta que acontecem os treinamentos na parte de alimentação, pois há uma padaria instalada com todos os equipamentos necessários.

Após passarem pela formação, se houver interesse, os abrigados recebem completo acompanhamento para o desenvolvimento do seu plano de negócios, contendo os seguintes componentes:

  • Componente Humano = encontros de conversação, workshops de espírito empreendedor, formação de equipas de trabalho, reforço de competências pessoais, entre outros;
  • Componente de Marketing = estabelecimento da marca, catálogo digital ou físico;
  • Componente operacional e de produção = estabelecimento de linhas de produção ou serviço de compras, matérias-primas, locais de produção, entre outros;
  • Componente financeiro = análise de investimento inicial, custeio de material, orçamento, precificação, entre outros;
  • Componente Legal = Registro de marca, registro no MEI, entre outros.

E, finalmente, a busca por eventos e feiras para ir ao mercado e conseguir a detecção de potenciais clientes.

Exemplos de Sucesso –  Projetos e Empreendedores

Costura Ecológica Juana

Juana Margarita, venezuelana que mora no Abrigo Jardim Floresta, após fazer a formação de costura do SENAC passou a ser monitora dos grupos de prática do CCFI, acompanhando outras abrigadas no ensino de confecção de diversos tipos de peças de vestuário.

Ela cria desde uniformes para outros empresários até vestidos de noiva para as abrigadas Warao. Também incentiva outros empreendimentos, como é o caso do apoio dado desde o início para a confecção das alpargatas em tecidos da marca Kawarao.

Atualmente passou a utilizar materiais recicláveis para a produção de carteira, bolsas, sacolas, e até absorventes ecológicos, agregando a questão da sustentabilidade à sua marca. Possui um catálogo de negócios do aplicativo Whatssap Bussines.

Empreendedorismo

KAWARAO – Fabricação de alpargatas artesanais

Bruno Avilio Arintero e Olive Niel Heredia, ambos do abrigo Pintolândia iniciaram o projeto por incentivo do servidor humanitário da Fraternidade – Humanitária (FFHI), Carlos Carambia, da Argentina.

Desde o início as alpargatas de tecido fizeram sucesso e os empreendedores tiveram que crescer, juntando outros quatro membros de sua família ao negócio.

Empreendedorismo

Padeiro e Confeiteiro – León Enrique

Léon Enrique, desde que ingressou com sua família no abrigo Pintolândia há quatro anos, tem aproveitado várias oportunidades de treinamentos. Fez várias formações, e acabou por iniciar o empreendedorismo na área de panificação.

Recebeu ajuda da FUPAD para obter os materiais necessários ao início da produção de pão, foi se organizando na ampliação do conhecimento e da aprendizagem e atualmente recebe encomendas de vários clientes, mantendo sua produção e vendas no CCFI.

Viva Pharmacy em Madera – Mauricio Fiscal Grande

Unindo dois saberes e duas paixões, as plantas medicinais e a carpintaria, Mauricio Fiscal Grande oferece a oportunidade para as pessoas terem em suas casas plantas que curam. Para isso conta com uma oficina de testes instalada no CCFI.

Esses são os projetos que estão em processo de acompanhamento mais avançado, sendo que vários outros estão em andamento, e como afirma a Irmã María de Kibeho “acompanhar o empresário é um desafio constante, mas são justamente os obstáculos ou dificuldades que o empresário enfrenta no dia a dia que o fortalecem e o fazem seguir em frente. Ver o brilho nos olhos de quem dá continuidade ao processo é a recompensa de um grande esforço”.