Prosseguem as ações da Rede-Luz em comunidades indígenas do Paraguai

Por ocasião do 7º Encontro da Missão Paraguai, membros dos grupos das Redes-Luz do Paraguai, da Argentina e do Brasil visitaram algumas aldeias indígenas localizadas no Leste do Paraguai, na região fronteiriça com o Brasil e a Argentina. A atividade desenvolveu-se no final de semana de 30 de junho e 1º de julho de 2018.

No primeiro dia, os voluntários –oito paraguaios, oito argentinos e duas brasileiras– compartilharam o dia com a comunidade 8 de Diciembre, um núcleo de aproximadamente 20 famílias. Aproveitando a jornada ensolarada (pois, no dia anterior, havia caído uma chuva forte), alguns colaboradores trasladaram-se às aldeias próximas para distribuir doações de alimentos e mantas. Estiveram em Puerto Bertoni, Puerto Barreto, Puerto Jiménez e Yvu Pora Renda. No domingo (1º), o grupo foi à comunidade Puerto Flores, onde vivem aproximadamente 30 famílias.

Os povos originários acompanhados pela Missão Paraguai pertencem às etnias Mbya Guarani e Ava Guarani, descendentes dos Guaranis. Sobrevivem em precárias condições de alimentação, saúde, moradia e instrução.

 Ajuda odontológica

Duas odontólogas, que já participaram de encontros anteriores, somaram-se mais uma vez à atividade, levando seus equipamentos e medicamentos gratuitos. Em conjunto, atenderam 52 nativos de povos originários e realizaram 113 procedimentos (prevenção de cáries, obturações, extrações, profilaxia, remoção de tártaro e placas, além de fluoretação tópica). Igualmente, deram palestras educativas e preventivas e distribuíram cremes dentifrícios e fios dentais.

Carmen Pintos, uma das dentistas, manifestou seu contentamento por apoiar a Missão Paraguai. Destacou, também, os avanços observados na infraestrutura das comunidades assistidas: “Quando o líder assume seu papel e o cumpre em sua comunidade, os resultados são muito notórios”, disse.

“Eu sempre me sinto bem ao contribuir com um grão de areia para esta gente, que tanto necessita de nós. Sempre digo que, se tivemos uma oportunidade de estudar, devemos ser agradecidos e dar um pouco de nosso tempo ao trabalho social”, declarou, por seu lado, Gladis Díaz Lavigne, a outra odontóloga.

 Expansão da luz

Atraídos pela oportunidade de ajudar os povos indígenas, vários voluntários de Ciudad del Este uniram-se à Rede-Luz, na base de operações do grupo na missão.

A cooperação com os representantes da Consciência Indígena incluiu também pequenos serviços, como corte e lavagem de cabelo, além da realização de penteados femininos.

 “Regresso ao meu país impressionada pelo trabalho grupal do qual tive a oportunidade de participar. Já tenho experiência de serviços aos Povos Originários na província de Misiones, na Argentina, mas é a primeira vez que sinto o amor e a fraternidade de uma maneira tão viva”, expressou-se Susana Ríos, do grupo da Rede-Luz de Posadas, que participa pela primeira vez.

Sebastián Niveyro, de Posadas, que também participou pela primeira vez, elogiou o calor humano do grupo e a organização. Acrescentou que “as comunidades indígenas são muito acolhedoras e têm muito respeito por nós e pelo pouco que lhes ofertamos. Mostram-se sumamente contentes e agradecidas”.

A Missão Paraguai faz parte da Missão junto aos Povos Originários, uma campanha da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Começou em junho de 2016, quando 20 missionários da Fraternidade e da Rede-Luz Paraguai visitaram, durante 14 dias, três comunidades indígenas do Alto Paraná, levando-lhes apoio médico, odontológico, emocional, espiritual e material.

Mais informações

E-mail: redluzparaguay@fraterinternacional.org

WhatsApp: (+595) (992) 403-388