Segundo grupo de missionários chega a Roraima para auxiliar os refugiados da Venezuela

refugiados_da_venezuela_missao_roraima_partida_segundo_grupo_05
Embalando doações

A Missão Roraima Humanitária realizada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, em auxílio aos refugiados da Venezuela no Brasil, receberá um novo impulso: um segundo grupo de missionários chega hoje, 17 de novembro, à cidade de Boa Vista, capital do estado brasileiro de Roraima, para assumir o trabalho e continuar com a tarefa que iniciou o primeiro grupo, em 3 de novembro passado.

A nova equipe partiu pela noite da sede da Fraternidade, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Fazem parte da equipe 18 missionários, dos quais quatro são monjas da Ordem Graça Misericórdia, do monastério das Filhas da Caridade Crística. Os integrantes do primeiro grupo retornam hoje a seus lugares de origem.

Chamado Interno
“Para mim é uma honra ser parte desta missão e ter a oportunidade de servir a Deus”, comentou antes de sair, Nancy Rodríguez, voluntária de Caracas, Venezuela. Ela, além de formar parte do grupo missionário, é a primeira venezuelana que ficará vivendo e servindo no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

refugiados_venezuela_missao_roraima_segundo_grupo_aeroporto1
Chegada ao aeroporto de Congonhas

“Nunca havia me oferecido para uma tarefa assim, senti um chamado interno, tomei contato com a Federação, me disseram que podia vir e aqui estou, aberta para servir no que seja necessário”, comentou Daniela Boaventura de Moraes, médica e coordenadora do Grupo Rede-Luz de Belo Horizonte.

Para Viviana Walsh, de Buenos Aires, Argentina, esta será sua primeira participação em uma missão humanitária. “Sinto muita alegria e muita gratidão de poder estar participando desta missão, mas tento não criar expectativas para poder fazer o serviço real”, comentou.

refugiados_da_venezuela_missao_roraima_partida_segundo_grupo_03
Alimentos para os refugiados

Outra profissional de saúde, a odontóloga Satva, disse que está aberta para atender qualquer necessidade que se apresente com os refugiados, seja no campo da odontologia ou em outro. Ela já participou de duas missões anteriores, ambas com Comunidades Indígenas: esteve na Missão Chaco (Argentina), e na Missão Paraguai. “Vamos com a intenção de levar ajuda, principalmente alívio do sofrimento, da dor destes irmãos da Venezuela, que chegam em condições bastante precárias”, disse Satva.

Pedido da Virgem

refugiada preparando comida na rua
Refugiada preparando comida na rua

A Missão Roraima Humanitária foi solicitada pela Virgem Maria, em uma mensagem que foi transmitida no dia 24 de outubro passado, através do Frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia. Em princípio, a missão ocorrerá durante todo o mês de novembro. Desenvolve-se no extremo norte do Brasil, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, esta última faz fronteira com a Venezuela e tornou-se a principal porta de entrada dos refugiados da Venezuela ao Brasil.

Junto com os missionários da Fraternidade, participam voluntários dos grupos Rede-Luz de Boa Vista e do Nordeste do Brasil.

Esta missão em Roraima ocorre ao mesmo tempo que outra missão coordenada pela Fraternidade: a realizada pelos Mensageiros Divinos na América Central e México.

Para colaborar com a Missão Roraima Humanitária clique aqui, e com a Missão pela América Central e México, aqui.