Um sábado com a Missão Carmo da Cachoeira

No sábado passado, dia 30 de março, a Missão permanente Carmo da Cachoeira, da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, atendeu 26 famílias, resultando em um total de 50 pessoas beneficiadas pelas doações que ali se realizam. A missão é desenvolvida na cidade de mesmo nome, no estado de Minas Gerais, Brasil.

“Este trabalho é levado adiante formalmente aos sábados, uma atividade que foi iniciada em 2014, atendendo à necessidade da população”, é Mariandja, atual coordenadora desta missão, quem comenta e além disso agrega: “são atendidadas suas necessidades materiais, provemos roupa feminina, masculina, infantil, livros, jogos, móveis, etc. Se no momento não há o que necessitam, como por exemplo um determinado móvel, o voluntário que atende a família anota seus dados e fica registrado esse pedido que posteriormente se tentará suprir”.

Sábado, intenso e grato

Em um dia de sábado a Missão Carmo da Cachoeira é iniciada muito cedo, desde o momento em que diversas famílias da cidade chegam às portas do Galpão de São José, atendido pelos missionários. Ali, estas famílias fazem uma fila de espera para receber um número que lhes dará acesso organizado ao local onde obterão a doação.

O galpão abre às 9 da manhã, mas antes, com as portas fechadas, todo um minucioso movimento por parte dos missionários vai sendo executado, realmente o trabalho começa dias antes, quando organizam o local. Nesse mesmo dia, antes da abertura das portas, são distribuídas as tarefas, desde quem distribuirá cada número, quem receberá cada pessoa e alguns deles que atenderão pedidos. Também é definido quem será a pessoa que se encarregará das crianças e até quem preparará a merenda que será oferecida.

Com essa organização e grande disposição, dão abertura ao dia que transcorre entre uma família e outra, entre uma pessoa e outra, com as carências materiais de todos e esse olhar dos missionários, percebendo o que há por trás dessas necessidades e entregando o melhor de si, mais além do material.

“Um sábado intenso e grato” definiu um missionário ao finalizar essa jornada.

Expressando valores

O tempo com cada família, cada pessoa é importante; são atendidas em um tempo considerado adequado, que permita levar em conta quem se está ajudando e quem permanece na fila, à espera de sua vez. Às pessoas são entregues um limite de peças e são tratadas com respeito ao mesmo tempo que se lhes transmite o respeito ao próximo, a oportunidade de bem-estar para todos, a cooperação de todos, tão necessária para que o processo seja ágil e efetivo.

Projetos

Segundo relata Mariandja, o primeiro serviço do Galpão de São José foi a fabricação de tijolos e isso está nos planos de ser retomado, assim como fabricar brinquedos, realizar cursos de costura e facilitar a aprendizagem de trabalhos que ajudem, em sua execução, o sustento de famílias.

As crianças seguem sendo uma prioridade, e por isso está previsto abrir espaços de aprendizagem e recreação, como as sessões de pintura.

Campanha de abrigo, um inverno mais feliz

Os meses de frio se aproximam e como uma iniciativa de cada ano, nesta temporada, os missionários do Galpão de São José empreendem uma campanha para coletar roupa e tudo o que se refere a abrigos, com a finalidade de que os mais necessitados da cidade possam passar um inverno mais quente.

Dessa maneira, cada um é convidado a que abra seu armário e com o coração revise e decida doar ao menos uma peça. Assim proporcionará um inverno feliz para todos, tanto para quem recebe como para quem doa.

Solicitam-se: cobertores, edredons, lençóis, cachecol, gorros, minhocões, suéteres, mantas, toalhas… e tudo aquilo que possa propiciar um bom agasalhamento.

Para mais informação contate-nos através de:

secretaria@fraterinternacional.org

+ 55 (35) 99914-1200