Vivência Missionária da Fraternidade acende o amor pelos mais necessitados

Um total de 13 voluntários chegados de diversas ciudades do Brasil e de outros países se uniram aos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, numa nova Vivência Missionária organizada por essa entidade, na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. O evento se desenvolveu entre os dias 21 e 27 de novembro de 2016.

Para Carlos Roberto Siqueira, colaborador do Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, estado de São Paulo, a Vivência Missionária foi “uma grande experiência de amor, uma oportunidade de descobrir como é o mundo e como são as pessoas, para além de nós mesmos”.

Na casa feminina dos missionários

O Angolense Mário Pereira, chegado de Portugal, considerou-a uma experiência muito válida, que desperta “muita sensibilidade e a consciência de que formamos parte de um todo, da Criação, e que portanto temos a obrigação de interagir com todas as partes, de uma forma amorosa, carinhosa e fraterna”.

Portal de transformação
Para Ana Flávia Carlini, de Florianópolis, Santa Catarina, foi uma grande oportunidade de serviço e de busca do próprio caminho, da missão que lhe cabe realizar nestes momentos. Ela é psicóloga e está se colocando a possibilidade de consagrar sua vida à tarefa missionária.

No Parque Francisco de Assis, em Lavras

Maria de Fátima Menezes, de Salvador, Bahia, disse que a Vivência Missionária foi “um portal de transformação pessoal e um meio para aprender a convivência grupal”. Agregou que o que mais lhe impactou foi o trabalho com os animais no Parque Francisco de Assis, onde estão albergados mais de 450 cães. “Quando não se está acostumada, parece difícil limpar a sujeira gerada por tantos cães juntos, mas à medida que se vai entrando na tarefa a gente se esquece de tudo e no final sai transformada e profundamente grata pela oportunidade de servir a estes animais tão necessitados de amor”, confessou a voluntária.

“A Vivência Missionária é uma atividade mensal da Fraternidade, que se estende por uma semana e é aberta a todos os interessados em conhecer a vida missionária e em servir aos mais necessitados, com alegria e amor, e de maneira totalmente desinteressada”, explicou Imer, missionário e coordenador da Vivência do mês de novembro.

No Lar das Velhas, em Nepomuceno

Programa
Desta vez, o programa incluiu a  organização e a distribuição de doações no Galpão de São José a pessoas de escassos recursos da região de Carmo da Cachoeira, assim como serviços de apoio aos asilos “Lar São Vicente de Paulo”, em Carmo da Cachoeira, e “Lar das Velhas”, em Nepomuceno, Minas Gerais.

Na Casa de Maria Rosa da Paz, sede feminina dos missionários da Fraternidade, realizou-se uma jornada recreativa com crianças de escassos recursos de Carmo da Cachoeira. Também houve atividades de integração com os acolhidos da Casa de Acolhimento de São José, um local de serviço dos missionários em Carmo da Cacheira, onde os voluntários compartilharam tarefas de horta, sementera, envernizamento e harmonização da casa. Os beneficiários são dependentes de álcool ou drogas, a maioria deles mendigos.

A semana se completou com um serviço ao Reino Animal no canil do Parque Francisco de Assis, em Lavras, Minas Gerais, onde os voluntários harmonizaram a área de moradia dos cães e outras dependências do local.