Voluntárias de três países se unem para ajudar a consciência indígena do Paraguai

Em um exercício de transcendência de antigas feridas históricas, representantes das nações de Argentina, Brasil e Paraguai se uniram para prestar assistência a consciência indígena em três comunidades do departamento de Alto Paraná, leste do Paraguai. Esse símbolo de reconciliação foi a continuação da “Missão Paraguai, Despertando Sementes”, que a pedido dos Mensageiros Divinos fora realizada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, entre 21 junho a 4 julho de 2016.

“Nós trabalhamos juntas pela primeira vez, mas parecia que era desde sempre. A  harmonia e a fraternidade reinaram neste serviço conjunto e isso foi o mais bonito desta segunda missão pela consciência indígena”, disse Faustina, coordenadora do grupo Rede-Luz Paraguai, que, junto com outras 18 voluntárias executaram, como grupo regional, esta tarefa da Rede Missionária Planetária.

Participaram deste segundo encontro da Missão Permanente Paraguai, seis colaboradores da Rede-Luz nordeste da Argentina (províncias de Misiones, Chaco e Formosa), cinco da Rede-Luz Brasil (estados do Paraná e Bahia) e oito da Rede-Luz Paraguai. O evento foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2016.

As voluntárias visitaram os grupos nativos com os quais iniciaram o trabalho em junho passado: uma comunidade da etnia Mbya Guarani, com 100 habitantes, e outra da etnia Ava Guarani, com 80 habitantes, ambas localizadas em Ciudad del Este, capital do Alto Paraná (320 quilômetros a leste de Assunção, a capital do país). Também foi visitada uma comunidade Mbya Guarani, composta por cinco aldeias com cerca de 400 habitantes e localizada na jurisdição de Presidente Franco (10 quilômetros a sudeste de Ciudad del Este).

Fraternidade

Além de compartilhar o dia com os indígenas, as colaboradoras distribuíram alimentos e outras doações cuja necessidade tinha sido detectada durante a primeira visita. Eles distribuíram 525 quilos de alimentos (arroz, macarrão, óleo, sal grosso, feijão e banana), 62 pares de botas de chuva, 80 pares de luvas de couro, ferramentas de trabalho e colchões. As botas e luvas são para proporcionar uma maior proteção aos nativos que são forçados a reciclar objetos em lixões para sobreviver.

As participantes também interagiram com as comunidades indígenas preparando o almoço e realizando atividades recreativas com as crianças.

“Estou muito grata a Deus por ter a oportunidade de interagir com estes seres tão puros, simples, humildes e doces. Os indígenas deste país transmitem uma pureza e um amor tão grandes que modificam nossa energia”, disse Miriam Evangelista, do grupo Rede-Luz de Salvador, Bahia, Brasil.

“Foi muito lindo ver esse casal de idosos nos recebendo de braços abertos, sem esperar nada de nós, sem nenhum interesse. Com uma pureza de coração muito difícil de encontrar, eles abriram a sua pequena casa para nós. Me comoveu muito”, disse Mara Ávila, do grupo Rede-Luz de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

“Em todas as comunidades que visitamos fomos recebidos de uma maneira tão fraterna que me surpreendeu. Todos eles perguntaram quando nós iríamos voltar. Sinto isso como um importante impulso para continuar”, resumiu Laura Robles, do grupo Rede-Luz de Eldorado, Misiones, Argentina.

Terceiro encontro

Em uma das aldeias, disse Faustina, já foi concluída a construção do “opy” (casa de oração), cujos materiais foram reunidos durante a primeira Missão Paraguai. Em outra comunidade, os materiais ainda não haviam chegado por causa da falta de um veículo de carga, o que motivou o grupo a fazer uma contribuição em dinheiro para que os indígenas possam pagar o frete e transportar o que  precisam de uma floresta próxima. Em uma terceira comunidade, o líder pediu ajuda para a construção de um poço de água no pátio da escola.

O Terceiro Encontro da Missão Paraguai será realizado em duas comunidades indígenas de Ciudad del Este, nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro. Para isto, o grupo Rede-Luz Paraguai iniciou uma campanha para recolher doações de alimentos não perecíveis.

A “Missão Paraguai – Despertando Sementes”, de ajuda humanitária, faz parte da Campanha “Missão junto aos Povos Originários” da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Leia as mensagens dos Mensageiros Divinos sobre a Missão Paraguai:
http://www.divinamadre.org/pt-br/mensaje-de-san-jose/sexta-feira-24-de-junho-de-2016

http://www.divinamadre.org/pt-br/mensaje-de-san-jose/sexta-feira-1-de-julho-de-2016

Leia o pedido da fundação da Rede Missionária Planetária:
http://www.divinamadre.org/pt-br/mensaje-de-san-jose/terca-feira-16-de-fevereiro-de-2016