Voluntários da Rede-Luz Europa sustentam a Missão Grécia

Fevereiro de 2018

Colaboradores da Rede-Luz Europa continuam sustentando a Missão Grécia, um serviço humanitário que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional iniciou em setembro de 2016 para assistir aos refugiados que chegam em Atenas, buscando escapar das guerras e das crises econômicas que assolam seus países.

A Missão Grécia foi executada por integrantes do Grupo Matriz de Missionários da Fraternidade até setembro de 2017. Desde então está a cargo da Rede-Luz Europa.

A Missão conta com uma base permanente em Palaia Fokaia, a 40 quilômetros ao sudeste de Atenas. De lá os voluntários da Rede-Luz Europa se deslocam quatro dias por semana para a capital grega para continuar com os serviços que os missionários matriz começaram em 2016.

Às segundas e quartas-feiras auxiliam a sede principal da Caritas Hellas, uma organização de apoio a gregos e imigrantes carentes; nas terças e sextas colaboram com as Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá; nas quartas à tarde ajudam uma associação grega de assistência social em Lagonisi, a 13 quilômetros da base permanente; e aos sábados dirigem-se a Anavissos, onde cooperam com a Igreja Ortodoxa de São Teodoro em seus serviços aos pobres da região.

Caritas Hellas

Em fevereiro os voluntários da Missão Grécia seguiram ajudando na organização de doações de roupas captadas e distribuídas pela Caritas Hellas. Também ofereceram apoio na cozinha e no refeitório social da entidade. No último dia do mês estiveram em um albergue da organização para famílias refugiadas, onde harmonizaram um depósito e montaram camas.

Missionárias da Caridade

Na sede das Irmãs da Caridade ajudaram na elaboração de alimentos, harmonização de espaços e distribuição de almoços. Acompanharam também as religiosas com os afazeres no centro de Atenas e em suas visitas às imigrantes ilegais que estão em centros especiais de detenção, assim como às prisioneiras comuns. Compartilharam com as monjas alguns exercícios espirituais de Adoração ao Santíssimo e assistiram missas realizadas na casa principal das missionárias.

Igreja Ortodoxa

No local da Igreja Ortodoxa de São Teodoro se desenvolveram tarefas de manutenção, como a organização do depósito de doações de roupa, a harmonização de espaços, limpeza da dispensa, da cozinha e do refeitório, assim como apoio para servir desjejuns e lanches para gregos desamparados.

Lagonisi

Outra frente de trabalho é a associação grega de voluntários da cidade de Lagonisi, com a qual a Fraternidade mantém contatos desde junho de 2017. Os colaboradores da Rede-Luz Europa continuaram com seu trabalho semanal de organização das doações de roupa e calçados.

A associação grega se dedica a ajudar animais abandonados e a prover de alimento e roupas a pessoas necessitadas.