A 8ª Missão no Sertão do Brasil levou amor a bairros carentes de municípios de Alagoas

Renovada pela participação de jovens da Juventude Missionária pela Paz, a 8ª Missão Regional no Sertão¹ levou um pouco de amor e unidade para sofridas famílias do Estado de Alagoas, vulnerabilizadas pela seca e pela pobreza. A assistência incluiu também o Reino Animal.

A tarefa humanitária foi desenvolvida de 11 a 15 de outubro de 2018, em dois municípios próximos à base de operações do grupo missionário, Palmeira dos Índios (a 140 quilômetros ao leste de Maceió, a capital do estado).

Consciência da água

A iniciativa esteve por conta de 20 colaboradores da Rede-Luz Norte/Nordeste provenientes dos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O grupo incluiu, pela primeira vez, quatro membros da Juventude Missionária pela Paz. “Os jovens aportaram dinamismo, alegria e um sentimento de renovação para todos”, comentou Celina Santos, uma das coordenadoras da Rede-Luz Norte/Nordeste.

Voluntária ajuda uma menina a provar um calçado

Ela explicou que, dadas as condições adversas que caracterizam a região, os participantes buscaram manter-se coligados com a consciência da água, invocando o perdão, para que as dificuldades com relação a esse elemento vital possam ser transcendidas.

Na oportunidade, realizaram-se 177 serviços de saúde, com a distribuição de 180 medicamentos fitoterápicos preparados pelo grupo da Rede-Luz de Aracaju (capital de Sergipe), e foram entregues 100 pacotes de multimistura (farinha enriquecida).

Também foram efetuadas visitas domiciliares para o atendimento de pessoas acamadas e para oferecer orientação a respeito dos cuidados de que os animais necessitam.

Houve atividades com as crianças e os jovens, retirada de parasitas de cachorros e gatos e doação de roupas para bebês, crianças e adultos.

Energia de renovação

Árvore da Paz de Monteirópolis

Os membros da Juventude Missionária pela Paz se concentraram em atividades especiais com jovens e crianças. Com os primeiros foram realizadas oficinas de artesanato e houve a adesão de 31 jovens.

Já com as crianças (143 ao todo) desenvolveram-se atividades lúdicas, como pinturas, cantigas de roda, tangram (quebra-cabeças geométrico chinês), brincadeiras e uma roda de conversa sobre o tema da paz, com o intuito de despertar os valores da paz em si mesmo e na humanidade.

Após as reflexões, foi construída a árvore da Paz da localidade, com intenções expressas em cada folha, por meio da escrita e de desenhos para todos os moradores e todos aqueles que chegassem à região.

“A Missão é uma rica oportunidade para todos nós, jovens, desenvolvermos nossas potencialidades. É a maior experiência do amor”, partilhou Taíse Rodrigues.

Quatro anos de serviço em Alagoas

No primeiro dia, o grupo se deslocou a Pariconha, pequena localidade (com 11 mil habitantes) situada a 200 quilômetros de Palmeira dos Índios. Nesse local foram prestados serviços em bairros periféricos.

Durante os dois dias seguintes, a missão humanitária foi cumprida em Monteirópolis, com 8 mil habitantes, localizada a 120 quilômetros de Palmeira dos Índios.

A Missão Regional do Nordeste brasileiro começou em novembro de 2014, com a participação de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Posteriormente, assumiu a tarefa a Rede-Luz Norte/Nordeste, com a cooperação da Cáritas Brasileira.

Mais informações:

redeluznortenordeste@fraterinternacional.org

(+55) (71) 99972-1851

(+55) (71) 99978-6285

¹ O Sertão é uma região semiárida que abarca oito estados do Nordeste do Brasil. É a área com menor índice de chuvas de todo o país. As escassas precipitações pluviais se concentram, geralmente, entre os meses de dezembro e abril, mas já houve anos em que não choveu.