A Fraternidade no Alojamento de Trânsito de Manaus

[fusion_separator style_type=”none” top_margin=”20px” ][/fusion_separator]

O crescente número de venezuelanos que chegam e se instalam na cidade de Pacaraima, em Roraima, representa um desafio que os serviços locais de saúde, educação e segurança não conseguem dar conta. Acolher os refugiados da Venezuela é uma coisa, mas responder a todas as suas necessidades básicas é uma tarefa quase impossível para essa pequena cidade na fronteira com a Venezuela. Por essa razão, a Operação Acolhida criou o processo de Interiorização, através do qual os refugiados são encaminhados para outros estados do Brasil, para que continuem suas vidas em melhores condições.

Para dar suporte a este processo, foi criado em Manaus o ATM, Alojamento de Trânsito de Manaus, com uma estrutura para receber refugiados, vindos de Pacaraima e outros locais, inclusive Manaus, que estão em processo de Interiorização. É um espaço preparado para acolhê-los, enquanto aguardam a conexão para seus destinos. A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional é a organização responsável por gerenciar este local.

A Fraternidade – Humanitária (FFHI) tem sido reconhecida por sua habilidade de lidar com as pessoas: acolher, cuidar, ouvir e buscar soluções junto com elas. Por essa razão foi escolhida para fazer a gestão desse centro de recepção. Lá os representantes da Fraternidade – Humanitária (FFHI) mantêm atividades de arte e convivência amorosa com as crianças, conversam com os adultos e ajudam-nos a trabalhar as ansiedades naturais de sua situação, pois muitas vezes eles não sabem para onde irão nem como será sua vida nesses lugares desconhecidos.

São feitos atendimentos individuais e coletivos, oficinas, rodas de conversa, atividades que preparam para a Interiorização, transmitindo segurança aos refugiados, informando-os sobre o acesso à rede de serviços e proteção no local de destino. Os membros da Fraternidade – Humanitária (FFHI) procuram ajudá-los em todas as necessidades, e transmitir, através desse cuidado, a calorosa acolhida de todos os brasileiros.