A Rede-Luz levou a cabo a sétima Missão Humanitária do Nordeste do Brasil

Um grupo de 20 colaboradores da Rede-Luz Norte/Nordeste levou a cabo a sétima Missão Regional do Nordeste do Brasil. A tarefa humanitária foi cumprida na localidade de Palmeira dos Índios e em outros três povoados vizinhos, no estado de Alagoas. Incluiu tratamentos terapêuticos, cuidados aos Reinos da Natureza, atenção especial às crianças e distribuição de doações.
Participaram voluntários de grupos Rede-Luz dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi realizado de 31 de maio a 4 de junho passado.

Purificação da agua

Consulta médica

O grupo começou suas atividades de campo na manhã de sexta-feira, 1° de junho, na sede da Caritas Brasileira, em Palmeira dos Índios. Ali, apresentou aos voluntários dessa organização três técnicas de tratamento da água, desenvolvidas por especialistas nordestinos: a primeira purifica o líquido vital com o uso do mandacaru (cereus jamacaru), um cacto bastante comum na região; a segunda alcança o objetivo com sementes de moringa (moringa oleífera); enquanto a terceira desenvolve a dessalinização da água com a aplicação da energia solar, seguindo um processo de evaporação e decantação, com o auxílio de dois tanques, um plástico negro e outro transparente.
Posteriormente, alguns profissionais da saúde que integravam a delegação humanitária atenderam moradores das comunidades da região. Enquanto isso, outros voluntários desenvolviam atividades recreativas para as crianças que acompanhavam os pacientes.
Pela tarde, o grupo prosseguiu os tratamentos médicos em Baixa Fria, uma localidade próxima a Palmeira dos Índios. Realizou igualmente distribuição de produtos fitoterápicos. A pequena população, bastante pobre, padece de sérios problemas de escassez de água e de saneamento básico.

Reino Animal

Atividade recreativa

No dia seguinte, a Missão Humanitária mudou-se para o povoado de Porção, onde deu consultas, ofereceu recreação às crianças e distribuiu doações. Realizou igualmente, visitas domiciliares e serviços para os Reinos da Natureza: houve curas e administração antiparasitária para cães e gatos; também conversou-se com as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados com a água e o lixo.
No terceiro dia, o grupo serviu na localidade de Tamanduá, onde prestou atendimento de saúde, distribuiu medicamentos fitoterápicos e pacotes de farinha enriquecida multimistura. Também interagiu com 80 crianças por meio de conversas, narração de contos, merenda e cortes de cabelos.

Comida vegetariana

Voluntários da Rede-Luz e da Caritas Brasileira

Nesta Missão Humanitária foram realizadas 184 atendimentos de saúde, com entrega de medicamentos fitoterápicos produzidos pela Rede-Luz de Aracaju, e foram administrados medicamentos antiparasitários em 18 gatos e seis cães. Também compartilharam almoços vegetarianos.
As doações incluíram alimentos (farinha multimistura); roupa masculina, feminina e infantil; enxoval de bebês; calçados, roupa de cama e de banho; kit de higiene pessoal e vários objetos para o lar.
A Missão Regional do Nordeste Brasileiro é um empreendimento da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Começou em novembro de 2014, com a participação de missionários do grupo matriz e voluntários da região. Desde então, a Rede-Luz Norte/Nordeste assumiu a tarefa, organizando atividades periódicas, com a cooperação da Caritas Brasileira.

Mais informações:
redeluznortenordeste@fraterinternacional.org