Juventude Missionária pela Paz participará de Missões Regionais da Fraternidade

A Juventude Missionária pela Paz está pronta para dar um novo passo como expressão de serviço humanitário da Campanha da Juventude pela Paz: a partir deste mês de outubro de 2018, jovens voluntários de diferentes países se unirão a grupos da Rede-Luz Planetária para levar adiante Missões Regionais da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

A primeira experiência será no final de semana de 12 a 15 de outubro próximo, com a 8ª Missão Regional no Sertão (Alagoas, Brasil). A segunda será durante o 8° Encontro de Serviço aos Povos Originários da Missão Paraguai, a se realizar nos dias 2 a 4 de novembro próximo. Por fim, a terceira experiência ocorrerá no 10° Encontro de Serviço da Missão Chaco (Argentina), prevista para o período de 17 a 19 de novembro deste ano.

Códigos de amor

“Para aqueles que estamos trabalhando há quatro anos na Missão Regional do Sertão, é motivo de muita alegria ter a aproximação dos jovens a uma atividade missionária. Desejamos que esse impulso possa ir desenvolvendo dentro deles códigos de amor e que possam abrir-se para dar continuidade a esta tarefa altruísta”, disse Celina Santos, coordenadora da Rede-Luz Norte/Nordeste do Brasil.

Ela explicou que, no caso da Missão Regional do Sertão, a aproximação dos jovens se deu a partir do Festival da Juventude pela Paz, outra iniciativa da Campanha da Juventude pela Paz, que é realizada a cada três meses. Por ocasião da 5ª edição, realizada em janeiro deste ano, em Recife, Pernambuco, reuniu-se no Nordeste um primeiro grupo de jovens para a organização do evento. Logo se integrou outro grupo para trabalhar na preparação da 9ª edição, anunciada para janeiro de 2019, em Salvador, Bahia. Entre um festival e outro, foi amadurecendo a intenção dos grupos de aventurar-se, também, na atividade missionária de serviço humanitário.

Para a Missão Chaco, a mobilização juvenil foi concebida nas Jornadas da Juventude Missionária, que foram realizadas em Buenos Aires e Córdoba, em agosto e setembro deste ano, como informou Marcos Renaudo, que está à frente da organização deste movimento. “O objetivo é oferecer aos jovens a oportunidade de acessar a experiência de uma missão regional, com características mais intensas e dirigidas a uma população específica. Neste caso, as comunidades da Consciência Indígena”, disse o voluntário.

Rede Missionária Planetária

Em fevereiro de 2016 foi fundada, a pedido dos Mensageiros Divinos, a Rede Missionária Planetária, com o objetivo de articular a participação dos membros da Rede-Luz em ações de ajuda humanitária e com os Reinos da Natureza, nas regiões onde se encontrassem, em suas cidades e nos seus países. A partir daí, surgiram as Missões Regionais.

As Missões Regionais são uma das três formas de atuação humanitária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Todas elas -três até o momento- foram iniciadas com a participação de missionários consagrados e prosseguiram com a colaboração de voluntários da Rede-Luz Planetária. Juntamente com as Missões Regionais, existem as Missões Permanentes e as Missões Pontuais. As primeiras são desenvolvidas de forma ininterrupta, enquanto as outras são convocadas por curtos períodos, para atender às necessidades específicas.

A Juventude Missionária pela Paz começou suas atividades por meio de Jornadas Missionárias. A primeira foi realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, em maio deste ano. Foi seguida por outras, nas cidades brasileiras de São Paulo e São Carlos. Logo aconteceu no Uruguai. Já as últimas foram realizadas nas cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba.

Mais informações sobre

Missão no Sertão

redeluznortenordeste@fraterinternacional.org

(+55) (71) 99972-1851

(+55) (71) 99978-6285

Missão Chaco

mision.humanitaria.argentina@gmail.com

(+54) 9 351302 4436

(+54) 9 116156 9592

Missão Paraguai

redluzparaguay@fraterinternacional.org

(+595) 99240 3388