Atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) no Conselho de Administração da Esfera

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) foi aprovada, na representação do gestor geral, frei Luciano, como membro do Conselho da Associação Esfera em Assembleia Geral realizada em abril deste ano. Frei Luciano, membro individual da mencionada associação, irá compor e colaborar no Comitê de Finanças e Operações.

A expertise adquirida por frei Luciano nos últimos 33 anos dedicados a causas humanitárias, incluindo a educação para o desenvolvimento integral para a geração de autonomia, assim como sua atuação em projetos de educação em emergência com migrantes e refugiados e como ponto focal da Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergências (INEE) no Brasil e em Portugal são exemplos do que será oferecido para o desenvolvimento da Associação Esfera.

O Projeto Esfera é uma associação sem fins lucrativos legalmente estabelecida em Genebra, em 1997 como uma iniciativa de várias agências humanitárias e tem como principal objetivo aprimorar a qualidade das respostas humanitárias em todo o mundo.

Para isso, oferece apoio a pessoas envolvidas no planejamento, gestão e/ou execução de trabalhos humanitários, entre eles colaboradores e voluntários de organizações humanitárias locais, nacionais e internacionais. 

O projeto abrange mais de 450 organizações em cerca de 65 países e atua por meio de redes de representantes e pontos focais.

Educação em Emergência

Inserção, participação e criatividade são instrumentos indispensáveis quando se fala em educação em respostas humanitárias e situações de emergência. Sair do país de origem para buscar melhores condições de vida pode ser profundamente traumático. É um salto para o desconhecido, e, nesse processo, a incerteza e a insegurança podem deixar marcas profundas.

Em contextos de conflito e deslocamento, as crianças, adolescentes e jovens têm mais dificuldades de acesso à educação, até mesmo que aquelas que já estão excluídas ao redor do mundo. Segundo dados da Unesco, das 61 milhões de crianças que estão fora da escola no nível de ensino primário, em todo o mundo, 42% estão em situação de refúgio ou em áreas de conflitos.

Para minimizar possíveis traumas, facilitar o acesso à formação e aprimorar as atividades em educação em respostas humanitárias, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI)criou o Setor de Educação em Emergência com foco em três linhas de ação: Educação para Superação de Traumas, Educação Comunitária e Educação para uma Cultura de Paz. De forma transversal a essas linhas de atuação, estão as temáticas de Gênero, Proteção e Meio Ambiente.

Conheça as ações desenvolvidas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) na área de Educação em Emergência. Clique AQUI.